Pesquisador do Ipea revela aumento dos crimes de ódio
O economista Daniel Ricardo de Castro Cerqueira, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), enfatizou quando da participação no debate sobre o Atlas da Violência 2019, realizado pelo deputado Iran Barbosa (PT), na manhã desta sexta-feira (27) no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe, que o amento dos homicídios no Brasil tem aumentado os crimes de ódio. Somente contra pessoas negras, o aumento foi de 33% e 1.206 vítimas de feminicídio.
“O que a gente verificou nos últimos anos até 2017, que houve um crescimento dos homicídios no Brasil de forma agregada, no entanto esse crescimento tem sido muito concentrado no Norte e Nordeste por conta de uma guerra muito acirrada do controle do tráfico de drogas, que começa na rota do Solimões, no Acre e passa pelo Amazonas e Pará, chegando até os estados do Nordeste, quando a droga é exportada nos países da Europa”, informa.
O pesquisador disse ser preocupante o aumento de crimes a exemplo do feminicídio, a violência contra a população LGBTI e a violência com viés racial. “Não é novidade a violência contra negros, mulheres, jovens que não têm sequer ensino fundamental e a população LGBTI. Infelizmente continuamos nessa trajetória de uma seletividade nessas mortes”, lamenta.
Segundo ele, o Atlas da Violência é elaborado com dados oficiais do Ministério da Saúde para fazer um diagnóstico, uma radiografia da violência no Brasil, nos estados e municípios. “Além disso, a gente olha essa radiografia e baseada no conhecimento acumulado na academia científica, a gente faz uma discussão de políticas públicas sobre o que funciona ou não”, explica.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 12/12/25 - Entrevista com a deputada federal Yandra Moura do União Brasil
Prefeitura de Aracaju finaliza obras das avenidas Juscelino Kubitschek e Visconde de Maracajú
Secretário Especial da Assembleia Legislativa de Sergipe, Deoclécio Vieira Filho, morreu aos 90 anos
Festival seleciona projetos sustentáveis na rede estadual
Fapitec completa 20 anos ; são duas décadas o de apoio à pesquisa e à inovação tecnológica do estado
Mais acessadas
Concertos de Natal marcam o encerramento da temporada de 40 anos da Orquestra Sinfônica de Sergipe
PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos é aprovado no Plenário do Senado
Serviços e comércio varejista crescem em Sergipe e registram alta acumulda, aponta IBGE
Atena Truck Show movimenta o Kartódromo Emerson Fittipaldi na grande final do kart sergipano
Homem é preso por tráfico de drogas e latrocínio no município de Estância
Mais notícias
-
12 horas, 3 minutos Após condenação, Carla Zambelli renuncia cargo de deputada federal
-
12 horas, 46 minutos Serviços e comércio varejista crescem em Sergipe e registram alta acumulda, aponta IBGE
-
13 horas, 31 minutos Mudanças no abono salarial podem retirar milhões de beneficiários até 2029; entenda