Pedidos para tirar CNH disparam e passam de 1,7 milhão após mudanças nas regras
Cerca de 300 mil documentos foram emitidos desde mudança em sistema
O número de solicitações para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) saltou de 369,2 mil, em janeiro de 2025, para 1,7 milhão no mesmo período deste ano. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (3) pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e refletem o impacto das novas regras adotadas após o programa CNH do Brasil.
Desde dezembro, já foram registrados cerca de 3 milhões de pedidos, com pouco mais de 298 mil documentos efetivamente emitidos. A atualização nas normas reduziu custos e flexibilizou etapas, como a carga de aulas teóricas e práticas em autoescolas, o que contribuiu para o aumento da procura.
Segundo a Senatran, a expectativa é regularizar parte dos cerca de 20 milhões de brasileiros que dirigem sem habilitação. O levantamento também aponta crescimento nos cursos e exames: as aulas práticas realizadas por instrutores autônomos — categoria criada após mudança do Contran — já somam mais de 24 mil registros.
Em janeiro de 2026, os cursos práticos passaram de 328 mil para mais de 400 mil, alta de 22%. Já os exames práticos cresceram 11%, enquanto a conclusão dos cursos teóricos quadruplicou, chegando a mais de 824 mil participantes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
O Sealba Show, maior feira do agronegócio do estado começou nesta quarta-feira (04)
Governador apresenta balanço das ações da gestão atual
Divulgação Sergipão 2026 - Sergipe x Dorense 07/02
A Prefeitura de Aracaju deu início a oferta de implante contraceptivo pelo SUS