Nova ferramenta do Celular Seguro permite bloqueio do aparelho; entenda
Agora o usuário passa a contar com duas opções se for vítima de roubo ou furto
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Justiça anunciaram uma nova fase do programa ‘Celular Seguro’, que pretende combater o furto de aparelhos celulares no Brasil.
Segundo a pasta, a novidade é que o usuário passa a contar com duas opções se for vítima de roubo ou furto: o bloqueio total e o modo recuperação.
Na primeira opção, é possível impedir o uso do aparelho. Se acionado, ele desativa completamente a linha telefônica, as contas vinculadas às instituições parceiras e o IMEI do celular, número único que identifica o dispositivo na rede de telefonia móvel.
Dessa forma, o celular não se conecta mais a nenhuma rede de telecomunicação e fica inutilizável mesmo com a troca do chip. A medida pretende destimular roubos e furtos, já que o aparelho perde o valor de revenda no mercado ilegal.
Já o modo recuperação, permite que a vítima bloqueie a linha telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras, sem desativar o IMEI do celular. Nesse caso, o aparelho entra em uma lista de restrição.
Caso alguém ative a linha nesse dispositivo, receberá uma mensagem automática no WhatsApp, solicitando que o celular seja levado até uma delegacia e que explicações sejam dadas às autoridades.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país