Nova ferramenta do Celular Seguro permite bloqueio do aparelho; entenda
Agora o usuário passa a contar com duas opções se for vítima de roubo ou furto

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério da Justiça anunciaram uma nova fase do programa ‘Celular Seguro’, que pretende combater o furto de aparelhos celulares no Brasil.
Segundo a pasta, a novidade é que o usuário passa a contar com duas opções se for vítima de roubo ou furto: o bloqueio total e o modo recuperação.
Na primeira opção, é possível impedir o uso do aparelho. Se acionado, ele desativa completamente a linha telefônica, as contas vinculadas às instituições parceiras e o IMEI do celular, número único que identifica o dispositivo na rede de telefonia móvel.
Dessa forma, o celular não se conecta mais a nenhuma rede de telecomunicação e fica inutilizável mesmo com a troca do chip. A medida pretende destimular roubos e furtos, já que o aparelho perde o valor de revenda no mercado ilegal.
Já o modo recuperação, permite que a vítima bloqueie a linha telefônica e as contas vinculadas às instituições parceiras, sem desativar o IMEI do celular. Nesse caso, o aparelho entra em uma lista de restrição.
Caso alguém ative a linha nesse dispositivo, receberá uma mensagem automática no WhatsApp, solicitando que o celular seja levado até uma delegacia e que explicações sejam dadas às autoridades.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma a cada seis pessoas vive sozinha

Período sazonal intensifica síndromes gripais e preocupa autoridades de saúde em Sergipe

Direto de Brasília 04/07/25

Depois de 5 meses em tratamento veterinário intensivo, uma tartaruga marinha foi devolvida ao mar
