MP de Contas vê irregularidade em pagamento de gratificações na Saúde estadual
O Ministério Público de Contas (MPC), por meio do procurador Eduardo Côrtes, emitiu despacho para o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) propondo que seja determinada a suspensão cautelar do pagamento de duas gratificações no âmbito da saúde estadual: a Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (Criticidade) e a Gratificação de Metas Qualitativas e Quantitativas.
Conforme o procurador, decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), transitada em julgado no dia 24 de novembro de 2016, declara a inconstitucionalidade do artigo 12 da Lei Estadual nº 6.613/2009, que institui as gratificações pagas, atualmente, a cerca de três mil servidores, num custo mensal de R$841.878,88.
"Revela-se absolutamente irrazoável que a Secretaria de Estado da Administração continue permitindo o pagamento de gratificações que foram reconhecidas inconstitucionais", diz o procurador em seu parecer.
Ele lembra que, ao julgar o processo de arguição de inconstitucionalidade, o Poder Judiciário entendeu que "é formalmente inconstitucional decreto do executivo que estabeleça a gratificação, e, por consequência, que majore as despesas com pessoal, posto violar a cláusula de reserva legal remuneratória prevista na Constituição Federal".
A proposta do procurador, já encaminhada à conselheira Angélica Guimarães, é para que seja determinado à Secretaria de Estado da Administração que, no prazo de 30 dias, suspenda os pagamentos das gratificações.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Ministério da Saúde realiza entregas em Sergipe voltadas ao fortalecimento do SUS
Governador anuncia homologação de concurso do magistério em reinauguração de unidade de ensino
Museu da Gente realiza abertura do Julho das Negras em Sergipe
Deputado Federal Ícaro de Valmir recebe título de cidadão campo-britense
MPT aciona dez municípios sergipanos por não atender leis de aprendizagem
Mais acessadas
Após prorrogação de prazo, inscrições do Enamed 2026 terminam nesta quarta
Bruna Louise apresenta novo espetáculo “Meus 15 Anos” neste sábado (4) em Aracaju
Aracaju terá manhã com possibilidade de chuva e tarde de tempo firme nesta quarta-feira (1)
Condenado por roubo cometido em 2018 é preso em Campo do Brito
Candidatos podem consultar resultado de atendimento especial do Enem 2026
Mais notícias
-
8 horas, 24 minutos Senado aprova projeto que autoriza venda de spray de defesa pessoal para mulheres
-
9 horas, 32 minutos Após prorrogação de prazo, inscrições do Enamed 2026 terminam nesta quarta
-
1 dia, 17 horas Receita Federal paga maior lote de restituição do Imposto de Renda da história nesta terça-feira (30)