Ministro promete gratuidade na conta de luz para 60 milhões de brasileiros; entenda
A medida vai funcionar como um complemento ao programa Tarifa Social

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, declarou que pretende enviar à Casa Civil o projeto de reforma do setor elétrico até o fim do mês. O texto deve ampliar a tarifa social e simplificar as regras para aumentar o benefício, com gratuidade de consumo de até 80 kWh (quilowatts) por mês.
A pasta pretende isentar cerca de 60 milhões de pessoas do pagamento da conta de luz. Desse total, 12 milhões serão totalmente beneficiados com a medida e outros 48 milhões conseguirão desconto na fatura.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, uma família que consome 120 kWh, vai pagar apenas 40 kWh, com o desconto. A medida vai funcionar como um complemento ao programa Tarifa Social, que atualmente beneficia 17,5 milhões de famílias.
Programas sociais
As famílias sem condições de pagar a conta de energia podem solicitar ajuda do governo por meio dos programas Luz para Todos e Tarifa Social de Energia Elétrica.
O programa Luz para Todos facilita o acesso à energia elétrica em áreas rurais e regiões remotas da Amazônia. Quem mora no campo e ainda não tem energia deve procurar a concessionária local e apresentar um documento de identificação para solicitar o serviço.
Já a Tarifa Social beneficia famílias inscritas no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo, além de idosos, pessoas com deficiência que recebem o BPC, indígenas e quilombolas. Se a família atender ao critério de renda, mas ainda não estiver no CadÚnico, é necessário procurar o CRAS para se cadastrar e requerer o benefício.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Segunda etapa do campeonato sergipano de kart acontece neste sábado, na orla de Atalaia

Na orla de Atalaia, começa hoje a programação do Arraiá do Povo

Petrobras anuncia que vai reassumir o comando da FAFEN
