Ministério do Turismo altera regras para horários de check-in e check-out em hoteis brasileiros
O preço da diária deve corresponder a um período de 24 horas

O Ministério do Turismo (MTur) publicou uma nova portaria que altera as regras para hotéis brasileiros em relação ao check-in e check-out. A partir de agora, os hotéis devem informar claramente aos hóspedes sobre os horários de entrada e saída, que podem ser definidos pelos próprios estabelecimentos. O preço da diária deve corresponder a um período de 24 horas.
Os hotéis podem cobrar tarifas extras para check-in antecipado ou check-out tardio, desde que o hóspede seja informado com antecedência. Além disso, é obrigatório dedicar até 3 horas para a arrumação e limpeza dos quartos, que devem estar incluídas no preço da diária. Esses procedimentos incluem higienização completa, troca de roupa de cama e toalhas.
Os hóspedes também têm o direito de dispensar os serviços de arrumação e limpeza, se desejarem, sem comprometer as condições sanitárias e de segurança dos demais. Nesse caso, o hotel deve garantir que essa escolha não afete a segurança e a higiene do local.
A nova regra busca oferecer maior previsibilidade e transparência nas relações de consumo, além de reforçar a segurança sanitária e jurídica do setor. Com essas mudanças, o Ministério do Turismo visa melhorar a experiência dos hóspedes nos hotéis brasileiros.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Fala Doutor! Setembro verde: campanha de alerta sobre o câncer colorretal

Aracaju conquista o 5° lugar nos municípios mais inteligentes e conectados do país

Primeiro Congresso de Educação para o Trânsito e Mobilidade Urbana de Aracaju

Direto de Brasília 23/09/25 - Lei Limites Aracaju e São Cristóvão
