Ministério da Saúde quer incorporar vacina contra chikungunya ao SUS
Vacina foi desenvolvida pelo laboratório Valneva em parceria com o Instituto Butantan

Após aprovação do registro de vacina contra chikungunya pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde planeja solicitar a incorporação da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS).
O pedido da incorporação será encaminhado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). A expectativa da pasta é que, uma vez aprovada e havendo capacidade produtiva, a vacina seja incorporada ao Programa Nacional de Imunizações.
A vacina foi desenvolvida pelo laboratório Valneva em parceria com o Instituto Butantan, também foi aprovada anteriormente por agências regulatórias internacionais como a Food and Drug Administration (FDA), nos Estados Unidos, e a Agência Europeia de Medicamentos, para uso em adultos.
Sobre o imunizante
O imunizante é uma vacina recombinante atenuada, de dose única, indicada para pessoas a partir de 18 anos que estejam em risco elevado de exposição ao vírus. A dose é contraindicada para gestantes e indivíduos imunocomprometidos.
A previsão é que a produção inicial do imunizante aconteça na Alemanha, pela empresa IDT Biologika GmbH, com previsão de transferência de tecnologia para fabricação futura no Brasil pelo Instituto Butantan.
Entenda a doença
A chikungunya é uma arbovirose transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, também vetor da dengue e do vírus Zika. A doença causa febre alta e dores intensas nas articulações, podendo evoluir para dor crônica em alguns casos.
O vírus foi introduzido no Brasil em 2014 e todos os estados brasileiros registram casos da doença. O país já registrou 68,1 mil casos da doença, com 56 óbitos confirmados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua
Corpo de bombeiros alerta sobre os riscos de tomar banho na região das pedras na Coroa do Meio

Homem foragido por crimes no Tocantins é preso em pousada na Zona Sul de Aracaju

Cadelinha atropelada precisa de ajuda para realizar cirurgia ortopédica
