MEC abre inscrições para 21ª Olimpíada Brasileira de Matemática
Participarão alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do médio
Foram abertas nesta sexta-feira (6), as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) podem ser feitas exclusivamente pelas escolas de todo o país. O prazo termina em 16 de março.
Embora o nome da competição mencione "escolas públicas", os estudantes de escolas privadas também podem participar de uma categoria específica, concorrendo a medalhas próprias para a rede privada.
Anualmente, a competição reúne mais de 18,5 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
A maior olimpíada científica do país é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Provas
A olimpíada ocorre em duas fases. A primeira delas é composta por uma prova objetiva com 20 questões, aplicada pela própria escola em 9 de junho.
Os estudantes bem colocados serão classificados para segunda fase, que será em 17 de outubro. Nesta etapa, a prova é composta por seis questões discursivas, elaboradas de acordo com o grau de escolaridade dos alunos:
- nível 1: 6º e 7º ano do ensino fundamental;
- nível 2: 8º e 9º ano do ensino fundamental;
- nível 3: ensino médio.
A prova discursiva desta segunda fase será aplicada nos centros definidos pela organização da Olimpíada.
A divulgação dos aprovados para a segunda fase será feita em 3 de agosto, e a divulgação final dos premiados nacionais em 15 de dezembro.
Premiação
A Obmep 2026 vai distribuir 8.450 medalhas nacionais — 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze — além de 51 mil menções honrosas.
Medalhistas nacionais poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece bolsa de R$ 300 a alunos de escolas públicas, com apoio do CNPq. A olimpíada também prevê ao menos 20,5 mil medalhas estaduais, que não dão acesso ao programa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Projeto garante segurança de alunos no retorno das aulas da Rede Municipal
Polícia Municipal faz rondas nos terminais de ônibus em Aracaju
Homem de 32 anos de idade é assassinado no Bairro São Conrado em Aracaju
96 Bloquinhos solicitam apoio da Polícia Militar de Sergipe