Mais de 215 mil empresas estão inadimplentes com o FGTS em agosto de 2024
5 milhões de trabalhadores podem ter saldos no fundo reduzidos
Em agosto de 2024, mais de 215 mil empresas estavam inscritas na Dívida Ativa da União por não pagarem o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), conforme levantamento da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional divulgado pelo Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador (IFGT).
A dívida total dessas empresas alcança R$ 45,8 bilhões, afetando pelo menos 5 milhões de trabalhadores, que podem ter seus saldos no fundo reduzidos.
A pesquisa revela um aumento de 6,42% no número de empresas inadimplentes de dezembro de 2023 a agosto deste ano. Segundo o presidente do IFGT, é muito importante que os trabalhadores acompanhem os depósitos do FGTS.
O extrato detalhado, acessível pelo aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal ou pelo site fgts.gov.br, permite verificar se todos os meses estão sendo devidamente depositados. Caso haja irregularidades, o trabalhador deve denunciar.
Além do aplicativo da Caixa, o IFGT sugere que os trabalhadores consultem o site fundodegarantia.org.br para verificar a situação de sua empresa quanto à Dívida Ativa. Caso identifiquem falta de depósitos, é possível fazer denúncias anonimamente por meio da ouvidoria do Ministério do Trabalho e Emprego ou através de sindicatos e do Ministério Público do Trabalho.
O presidente do IFGT também alertou a perda anual estimada de R$ 40 bilhões em depósitos de FGTS por empregados informais, que não possuem carteira de trabalho assinada. Uma pesquisa nacional sobre o perfil dos trabalhadores e seu conhecimento sobre o FGTS estará disponível até 30 de setembro no site do IFGT.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp