Lei que proíbe uso de canudos em Sergipe é aprovada na Assembleia
O uso de canudinho de plástico será proibido em estabelecimentos comerciais em todo o estado de Sergipe. O Projeto de Lei de nº144/2019, de autoria do deputado Adailton Martins (PSD), foi aprovado nesta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), durante a realização de votação extraordinária remota.
A legislação aprovada segue uma tendência mundial para retirar os canudos de plásticos de circulação. O Rio de Janeiro foi o primeira capital a suprimir o item das mesas dos clientes. O deputado Adailton Martins sustentou que os canudos de plásticos demoram anos para se decompor na natureza, enquanto os biodegradáveis, como o de papel, se decompõem com mais rapidez. Portanto, com a aprovação do Projeto de Lei, os canudos plásticos não poderão ser distribuídos entre os consumidores após a publicação da lei no Diário Oficial, pelo Governo do Estado.
Emenda
O projeto sofreu emenda no texto original quanto ao prazo de vigência da lei. De acordo com a matéria original, o prazo para regulamentação da lei seria de 12 meses após a publicação. Com a emenda, ficou aprovado, por maioria de votos, que lei entrará em vigor no prazo de três meses (90 dias) contados da publicação. Também ficou estabelecido que caberá ao Poder Executivo a regulamentação da lei.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção