Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Márcio Macêdo

Macêdo deixa o cargo e será candidato em 2026

Por Redação do Portal A8SE e Agência Brasil 21/10/2025 09h27
Guilherme Boulos assumirá Secretaria-Geral da Presidência no lugar de Márcio Macêdo
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na última segunda-feira (20), o presidente Lula se reuniu com o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) e o convidou para ocupar o cargo de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, no lugar de Márcio Macêdo, que estava na função desde o início do governo, em janeiro de 2023.

O anúncio foi feito em comunicado oficial do Palácio do Planalto. A troca será formalizada na próxima edição do Diário Oficial da União (DOU).

A Secretaria-Geral a Presidência é o ministério responsável pelo diálogo e interlocução do governo com organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Na reunião em que Boulos recebeu o convite para a pasta, estavam presentes Márcio Macedo, a ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, e os ministro Rui Costa, da Casa Civil, e Sidônio Palmeira, da Secretaria de Comunicação Social.

Boulos tem 43 anos e uma trajetória política voltada ao ativismo urbano. No novo cargo terá como desafios na articulação política entre Palácio do Planalto, movimentos sociais e sociedade civil. 

Em nota, Márcio Macêdo informou que será candidato à presidência em 2026 e que sai com sentimento de dever cumprido.

"Sou profundamente grato ao presidente Lula, com quem tenho caminhado lado a lado desde 2015, na tesouraria do PT, nas caravanas “Lula pelo Brasil”, na luta pela liberdade do presidente, na coordenação da campanha vitoriosa de 2022, na transição de governo e, nos últimos dois anos e nove meses, como ministro", declarou.

Fonte: Agência Brasil

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp