Governo estuda reduzir Imposto de Importação para baratear alimentos
Redução do imposto pode ajudar a equalizar os preços internos aos internacionais
O governo federal estuda reduzir o Imposto de Importação para diminuir o preço de determinados alimentos no mercado brasileiro. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o objetivo é garantir a paridade com os preços internacionais e estimular a competitividade no mercado interno, incentivando a importação de produtos e, assim, baixando os custos para o consumidor.
A redução do imposto pode ajudar a equalizar os preços internos aos internacionais, tornando a importação de alimentos mais vantajosa e, consequentemente, diminuindo os preços internos. O ministro da Agricultura também destacou que uma medida semelhante foi adotada no ano passado com o arroz, quando a tarifa de importação foi zerada para garantir o abastecimento após enchentes no Rio Grande do Sul.
Além da redução de impostos, o governo pretende focar no estímulo à produção agrícola local, sem adotar medidas como congelamento de preços ou subsídios. Com expectativa de uma safra recorde de grãos em 2025, o governo acredita que o aumento na produção ajudará a equilibrar os preços no mercado interno.
Outra medida em estudo é a redução do custo de intermediação do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o que pode beneficiar 22 milhões de trabalhadores que recebem vale-refeição e vale-alimentação. O ministro da Casa Civil também afirma que a ideia é reduzir as taxas para que os trabalhadores recebam mais valor para gastar nos supermercados.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp