Governo anuncia cursos gratuitos para obter a CNH e mira redução de até 80% no custo
Proposta prevê oferta de aulas online, presenciais ou híbridas e consulta pública até 2 de novembro para democratizar a habilitação
O Governo Federal anunciou nesta semana uma proposta para facilitar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio da oferta de cursos gratuitos e da flexibilização do modelo vigente. A declaração foi feita pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em entrevista durante o programa “Bom Dia, Ministro”, do GF.
Segundo o ministro, a iniciativa prevê que o cidadão possa escolher onde e como estudar para a habilitação — seja por meio de curso online gratuito oferecido pelo Ministério, aulas em autoescolas tradicionais (presencial ou ensino à distância), ou ainda em escolas públicas ou instituições credenciadas.
“Vamos oferecer o curso às pessoas gratuitamente. Curso de legislação, cidadania, direção defensiva, meio ambiente. As matérias necessárias para tirar uma carteira de habilitação na prova teórica”, disse Renan Filho.
A principal novidade é a quebra da obrigatoriedade de frequentar aulas teóricas exclusivamente em autoescolas, abrindo o caminho para que o cidadão estude onde quiser. Lembrando que, os exames teórico e práticopermanecem obrigatórios.
O processo poderá permitir a contratação de instrutores autônomos credenciados, sem necessariamente passar pela estrutura tradicional de auto-escolas. A estimativa é que o custo para obtenção da CNH seja reduzido em até 80%.
Por que a mudança
O ministério argumenta que o atual modelo de habilitação no Brasil é caro, burocrático e excludente, o que contribui para um elevado número de pessoas dirigindo sem CNH. Dados oficiais apontam que cerca de 20 milhões de brasileiros conduzem veículos sem carteira. O ministro apontou ainda que o modelo atual constitui uma “reserva de mercado” das autoescolas, o que impede maior concorrência e elevação de preço.
Prazos e tramitação
Uma consulta pública está aberta até o dia 2 de novembro, por meio da plataforma “Participa + Brasil”, para que a sociedade envie sugestões, críticas e contribuições à minuta da proposta.
Após o encerramento da consulta, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deverá publicar uma resolução com as nuevas orientações para implementação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país
Dia de finados; milhares de sergipanos vão aos cemitérios para homenagear os entes queridos
Mais acessadas
Governo anuncia cursos gratuitos para obter a CNH e mira redução de até 80% no custo
Motociclista fica ferido após colisão na SE-226, em Capela; motorista fugiu do local
Acácia Lelis é empossada presidente do IBDFAM Sergipe durante congresso nacional
Jornalista Fredson Navarro lança livro 'O Vagalume' e estreia como escritor
Dia de Finados: Confira a programação das missas em cemitérios de Aracaju
Mais notícias
-
1 dia, 15 horas Anvisa proíbe uso de substâncias potencialmente cancerígenas em produtos para unhas
-
2 dias, 16 horas Operação deixa 119 mortos no Rio de Janeiro, afirma Governo
-
2 dias, 17 horas CPI do Crime Organizado será instalada no Senado; Alessandro Vieira é um dos autores do requerimento