Anvisa proíbe uso de substâncias potencialmente cancerígenas em produtos para unhas
Os estabelecimentos comerciais e salões terão 90 dias para interromper a venda e o uso dos produtos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quinta-feira (30), o uso de duas substâncias químicas, o TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina) e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA), presentes em produtos utilizados para esmaltação e alongamento em gel que exigem exposição à luz ultravioleta ou LED.
A decisão tem como objetivo proteger tanto os consumidores quanto os profissionais que trabalham com esses produtos.
De acordo com a Anvisa, estudos apontam que o DMPT pode causar câncer em humanos, enquanto o TPO é tóxico para a reprodução e pode afetar a fertilidade. Com a medida, o Brasil se alinha às normas da União Europeia, que também baniu recentemente o uso dessas substâncias.
A resolução determina a proibição imediata da fabricação, importação e registro de novos produtos que contenham TPO ou DMPT.
Já os estabelecimentos comerciais e salões terão 90 dias para interromper a venda e o uso dos produtos que ainda estiverem no mercado. Após o prazo, todas as notificações e registros serão cancelados, e as empresas deverão recolher os itens restantes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
PF investiga invasão de 142 contas da Caixa e bloqueia mais de R$ 255 mil
11 mulheres foram mortas neste ano em Sergipe, vítimas de feminicídio
Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Itabaianinha
Família de mulher com doença degenerativa pede ajuda para assegurar sobrevivência
Polícia Civil incinera cerca de 1500 quilos de drogas apreendidas em Sergipe
Mais acessadas
Confira os jogos da Copa do Mundo 2026 deste domingo
VÍDEO; Incêndio atinge fábrica de calçados em Frei Paulo
Operação apreende equipamentos de apostas e interdita estabelecimentos em Aracaju
Homem investigado por homicídio é recapturado em Aracaju
Integrante de grupo investigado por série de furtos é preso em Aracaju
Mais notícias
-
1 dia, 9 horas Motoristas de aplicativo e taxistas já podem solicitar financiamento para veículos novos
-
3 dias, 9 horas STF define regras para responsabilização de plataformas por conteúdos ilegais
-
6 dias Anvisa mantém restrição a lotes de produtos Ypê e libera parte da produção mais recente