Força Aérea Brasileira inicia repatriação de brasileiros no Líbano com previsão de 500 resgates semanais
Primeiro voo de resgate trará 220 pessoas ao Brasil neste sábado (5)
A Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou uma operação de repatriação para trazer brasileiros e familiares do Líbano de volta ao país. Segundo o comandante da Aeronáutica, aproximadamente 500 pessoas devem ser resgatadas semanalmente.
A operação, que segue o modelo de resgates anteriores, começará neste sábado (5), com o primeiro grupo de 220 pessoas previsto para pousar no Brasil. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente para receber os repatriados.
O avião da FAB, partiu nesta quarta-feira (2) para Lisboa e deve chegar a Beirute nesta sexta-feira (4), onde fará o resgate. Com capacidade para transportar 238 passageiros, o avião é a maior aeronave operada pela FAB. Após o resgate, o avião fará uma escala em Lisboa antes de pousar na Base Aérea de Guarulhos, em São Paulo.
O governo federal estima que cerca de 20 mil brasileiros vivem no Líbano e, até o momento, aproximadamente 3 mil pessoas já manifestaram interesse em voltar ao Brasil. O Itamaraty, responsável pela coordenação do processo, tem coletado informações dos cidadãos que desejam ser repatriados por meio de formulários online.
A operação tem como base a experiência adquirida em resgates anteriores no Oriente Médio, como as evacuações de brasileiros na Faixa de Gaza e em Israel. O número de voos será ajustado conforme a demanda, e o governo pretende atender a todos os brasileiros interessados em retornar ao país.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp