Enem 2026: período para pedir isenção da taxa termina nesta sexta (24)
Com a previsão de provas para novembro, Exame lança prazos para isenção e justificativa de ausência
Consolidado como o principal vestibular público do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está com as inscrições abertas para isenção na taxa de inscrição para as provas de 2026. A data também se aplica à justificativa da ausência na edição de 2025 para aqueles que desejam repetir o exame.
Os interessados devem realizar a solicitação através da Página do Participante, utilizando o login feito previamente no site do Gov.br até esta sexta-feira (24). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep prevê ainda, a gratuidade na inscrição do exame para os estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio na rede pública de ensino.
A isenção também é ofertada a estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas em instituições privadas. O estudante interessado, deverá possuir renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio.
Além dos critérios acima, a solicitação pode ser realizada por estudantes que possuem registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou no Programa Pé-de-Meia.
O candidato que integra uma família inscrita no CadÚnico precisa estar com a situação cadastral regular para solicitar a isenção. A falta de atualização no cadastro pode resultar no indeferimento do pedido.
Justificar ausência
No caso do participante que teve a isenção de pagamento da inscrição do Enem 2025, mas não compareceu às provas nos dois dias de aplicação, será necessário justificar a ausência para conseguir solicitar novamente a gratuitidade da taxa.
O candidato deve apresentar documento que comprove o motivo da falta, como Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável, se ocorrida nove dias antes do primeiro dia de aplicação das provas.
Em caso de assaltos ou acidentes de trânsito, o participante pode entregar um boletim de ocorrência policial, com a justificativa realizada na Página do Participante.
Os documentos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2MB. Não são aceitos documentos auto declaratórios, emitidos por pais ou responsáveis dos participantes.
Resultado
O Inep divulgará os resultados no dia 8 de maio. Os solicitantes que tiveram os pedidos negados poderão entrar com recurso administrativo entre 11 a 15 de maio, com a divulgação dos resultados definitivos ocorrendo em 22 de maio.
Mesmo com a aprovação da isenção, o candidato ainda deverá realizar normalmente a inscrição no exame.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Coronel Carlos Rolemberg assume a Polícia Militar de Sergipe
Carro cai no Rio Sergipe no Bairro Industrial após motorista perder controle da direção
PMu apresenta balanço de ocorrências no feriadão de Tiradentes
Infestação de caramujos tira o sono e ameaça a saúde de moradores no Bairro 18 do Forte