Deputada alerta para situação do Parque Nacional de Itabaiana

Por Rede Alese 09/09/2020 14h34
Deputada alerta para situação do Parque Nacional de Itabaiana
ICMBio

Na manhã desta quarta-feira (9), os deputados aprovaram a Indicação nº 474/2020, da deputada Kitty Lima (Cidadania) que  solicita ao superintendente do Ibama  em Sergipe, Romeu Boto Dantas,  que seja posto em prática o Plano de Manejo da Unidade de Conservação  do Parque Nacional Serra de Itabaiana (PNSI).

O  PNSI está inteiramente localizado no estado de Sergipe (SE), nos municípios de Areia Branca, Itabaiana, Laranjeiras, Itaporanga D’ajuda e Campo do Brito. Seu reconhecimento internacional se deu pela inclusão da área na 4ª fase da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), quando houve o reconhecimento da ampliação da área da RBMA por parte da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em junho de 1994.

Na propositura consta que as irregularidades  no parque são frequentes, comprometendo a integridade da unidade de conservação no que diz respeito aos recursos naturais.

“Lixos são  encontrados com frequência, trilhas ocorrem sem supervisão, e também  há  ausência de sinalização  visando informar e conscientizar os visitantes. Todas essas questões e outras estão previstas no Plano de Manejo do Parque Nacional de Itabaiana, que foi editado em 2016 pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), porém, pouco se faz na prática, sendo que  as metas estabelecidas têm previsão de até o ano de 2021”, justificou  a deputada Kitty. A propositura foi votada por unanimidade e será encaminhada para a Superintendência do Ibama em Sergipe (Supes-SE).

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: