Saúde

Covid-19: Governo vai autorizar vacinação em crianças com prescrição médica

De acordo com o ministro da saúde, a imunização não será obrigatória.

Por Redação do Portal A8SE com informações do R7.com 24/12/2021 12h24
Covid-19: Governo vai autorizar vacinação em crianças com prescrição médica
ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira (23) que o Governo Federal pretende liberar a vacinação contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos de idade, mas que irá condicionar a imunização desse público à apresentação de uma prescrição médica.

"O documento que vai ao ar recomenda a vacina da Pfizer. A recomendação nossa é que essa vacina não seja aplicada de forma compulsória. Essa vacina estará vinculada à prescrição médica, e a recomendação obedece às orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", declarou em entrevista à imprensa.

Queiroga também destaca que a vacinação em crianças não deve ser obrigatória e a decisão fica a critério dos pais ou responsáveis.

"Nós estamos aqui exercendo a nossa soberania as prerrogativas do Ministério da Saúde, deixando as famílias tranquilas, os pais, as mães, para que eles possam livremente optar por vacinar ou não seus filhos, após a orientação do médico e a assinatura do termo de consentimento livre esclarecido", disse.

Ainda de acordo com Queiroga, a pasta deve montar uma lista de prioridades para a vacinação das crianças, com aquelas com comorbidade ou imunossuprimidas sendo atendidas primeiro. As vacinas reduzem a quantidade de óbitos e podem frear a quantidade de casos da doença, o que ajuda no controle da pandemia.

Na última quinta-feira (16), a Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer no público-alvo. A imunização será feita em duas doses com um intervalo de três semanas entre elas.