Anvisa autoriza uso de vacina da Pfizer em crianças de cinco a 11 anos contra Covid-19
Ministério da Saúde ainda não tem imunizante disponível, com isso não é possível saber quando vão começar as aplicações no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quinta-feira (16) a autorização do uso da vacina da Pfizer para imunização de crianças entre cinco e 11 anos de idade contra a Covid-19.
De acordo com o gerente-geral de medicamento da Anvisa, Gustavo Mendes, a segurança do imunizante e o número de infectados com a doença nessa faixa etária foram determinantes para a aprovação, que será publicada hoje em edição extraordinária do Diário Oficial da União.
"Os casos de Covid-19 têm sido representativo na população pediátrica, nós temos um perfil de segurança e reatogenecidade [capacidade de gerar efeitos adversos] positivo em relação à vacinação e temos resultados importantes de geração de anticorpos nessa população", disse.
As vacinas aplicadas nas crianças equivalem a um terço da dose usada nos adultos e o imunizante poderá ser armazenado por 10 semanas a temperatura de 2°C a 8°C. Já a aplicada em pessoas acima de 12 anos é permitido guardar por quatro semanas após o descongelamento.
Por se tratar de um produto diferente, ainda não é possível estimar a data de início da vacinação para esse público-alvo, tendo em vista que o Ministério da Saúde ainda não tem disponível os imunizantes liberados pela Anvisa.
De acordo com resultados dos estudos apresentados pela farmacêutica, a vacina apresentou 90,7% de eficácia contra o coronavírus em um ensaio clínico feito com mais de 2.250 pessoas dessa faixa etária.
O laboratório ainda não apresentou outros dados como a duração da proteção, a necessidade da dose de reforço e a efetividade contra a Ômicron ou novas variantes que ainda apareçam. Segundo a Anvisa, a vacina é eficaz contra a Delta, que predomina no Brasil.
Onde crianças já recebem vacina anti-Covid?
Os Estados Unidos, Israel e Canadá começaram a vacinação dos pequenos no começo de novembro e países da Europa iniciaram nesta semana, usando a Pfizer. Argentina, Emirados Árabes e El Salvador usam a Sinopharm, Moderna ou Pfizer nessa feixa etária. Cuba e Venezuela usam a Soberana, vacina cubana.
Já China, Chile, Equador, Camboja, Indonésia e o território de Hong Kong também aplicam a proteção em crianças, mas com a CoronaVac.
Autorização CoronaVac no Brasil
Na última quarta-feira (15), o Instituto Butantan apresentou um novo pedido de liberação da vacina produzida pelo centro à Anvisa. A requisição é de uso em crianças de 3 a 17 anos. Na primeira requisição, a agência brasileira pediu mais informações sobre os estudos clínicos feitos na China.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Acidente deixa mulher ferida na zona sul de Aracaju

Polícia Civil apreende adolescente suspeito de homicídio em Nossa Senhora do Socorro

Van roubada é recuperada e quatro suspeitos são presos em operação

Casal é preso por tráfico de drogas na zona Norte de Aracaju
