Covid-19: Governo vai autorizar vacinação em crianças com prescrição médica
De acordo com o ministro da saúde, a imunização não será obrigatória.
O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quinta-feira (23) que o Governo Federal pretende liberar a vacinação contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos de idade, mas que irá condicionar a imunização desse público à apresentação de uma prescrição médica.
"O documento que vai ao ar recomenda a vacina da Pfizer. A recomendação nossa é que essa vacina não seja aplicada de forma compulsória. Essa vacina estará vinculada à prescrição médica, e a recomendação obedece às orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)", declarou em entrevista à imprensa.
Queiroga também destaca que a vacinação em crianças não deve ser obrigatória e a decisão fica a critério dos pais ou responsáveis.
"Nós estamos aqui exercendo a nossa soberania as prerrogativas do Ministério da Saúde, deixando as famílias tranquilas, os pais, as mães, para que eles possam livremente optar por vacinar ou não seus filhos, após a orientação do médico e a assinatura do termo de consentimento livre esclarecido", disse.
Ainda de acordo com Queiroga, a pasta deve montar uma lista de prioridades para a vacinação das crianças, com aquelas com comorbidade ou imunossuprimidas sendo atendidas primeiro. As vacinas reduzem a quantidade de óbitos e podem frear a quantidade de casos da doença, o que ajuda no controle da pandemia.
Na última quinta-feira (16), a Anvisa autorizou o uso da vacina da Pfizer no público-alvo. A imunização será feita em duas doses com um intervalo de três semanas entre elas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Votação de PL que regulamenta instalação provisória de mesas e cadeiras em vias públicas
Vereador quer mudar nome do Conjunto Fernando Collor para Entre Rios
Vem Nordestar no Piauí: Rendeiras da Ilha Grande
Três pessoas ficam feridas após capotamento em Maruim