Boletos agora podem ser pagos com Pix via QR Code
Implementação deve ocorrer em até seis meses após a aprovação dos sistemas necessários
A partir desta segunda-feira (3), os boletos bancários poderão ser pagos não apenas pelo tradicional código de barras, mas também via Pix, por meio de um QR Code. A mudança, resultado de uma resolução do Banco Central (BC) aprovada em dezembro, promete facilitar e acelerar pagamentos, eliminando a espera de dias para a compensação.
Outra novidade é o boleto dinâmico. Ele permitirá a transferência de titularidade de dívidas quando negociadas. Essa medida trará mais segurança para pagamentos de certos títulos financeiros, como as duplicatas escriturais. No entanto, sua implementação ainda depende de instrução normativa do BC e deve ocorrer em até seis meses após a aprovação dos sistemas necessários.
Segundo o Banco Central, a adoção dessas tecnologias representa um avanço na modernização do sistema financeiro, beneficiando especialmente pequenas e médias empresas. O objetivo é garantir que os pagamentos sejam feitos ao legítimo credor, reduzindo riscos e aumentando a eficiência nas transações financeiras.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
PF investiga invasão de 142 contas da Caixa e bloqueia mais de R$ 255 mil
11 mulheres foram mortas neste ano em Sergipe, vítimas de feminicídio
Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Itabaianinha
Família de mulher com doença degenerativa pede ajuda para assegurar sobrevivência
Polícia Civil incinera cerca de 1500 quilos de drogas apreendidas em Sergipe
Mais acessadas
Suspeito de comercializar entorpecentes é preso em Capela
Integrante de grupo investigado por série de furtos é preso em Aracaju
Brasil estreia com empate diante do Marrocos na Copa do Mundo de 2026
Operação apreende equipamentos de apostas e interdita estabelecimentos em Aracaju
Mais de 1,5 tonelada de drogas é incinerada em Sergipe
Mais notícias
-
18 horas, 11 minutos Motoristas de aplicativo e taxistas já podem solicitar financiamento para veículos novos
-
2 dias, 17 horas STF define regras para responsabilização de plataformas por conteúdos ilegais
-
5 dias, 8 horas Anvisa mantém restrição a lotes de produtos Ypê e libera parte da produção mais recente