Anvisa proíbe uso de substâncias potencialmente cancerígenas em produtos para unhas
Os estabelecimentos comerciais e salões terão 90 dias para interromper a venda e o uso dos produtos.
 
                                    
                                    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quinta-feira (30), o uso de duas substâncias químicas, o TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina) e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA), presentes em produtos utilizados para esmaltação e alongamento em gel que exigem exposição à luz ultravioleta ou LED.
A decisão tem como objetivo proteger tanto os consumidores quanto os profissionais que trabalham com esses produtos.
De acordo com a Anvisa, estudos apontam que o DMPT pode causar câncer em humanos, enquanto o TPO é tóxico para a reprodução e pode afetar a fertilidade. Com a medida, o Brasil se alinha às normas da União Europeia, que também baniu recentemente o uso dessas substâncias.
A resolução determina a proibição imediata da fabricação, importação e registro de novos produtos que contenham TPO ou DMPT.
Já os estabelecimentos comerciais e salões terão 90 dias para interromper a venda e o uso dos produtos que ainda estiverem no mercado. Após o prazo, todas as notificações e registros serão cancelados, e as empresas deverão recolher os itens restantes.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
        
             Mais vídeos
            Mais vídeos
        
    
    
    
         
        Márcio Macêdo deixa a Secretaria-Geral da Presidência da República e Guilherme Boulos toma posse
 
        Prefeita Emília comenta sobre Cecília e Ricardo marques: "ele prefere cuidar dos projetos dele"
 
        Cícero Dantas: advogado e candidato ao quinto constitucional no tribunal de justiça de Sergipe
 
        Fatalidade: idoso de 60 anos morre atropelado no município de Poço Verde
 
         
  
     
                                     
                                    