Explosão em mina mata ao menos 25 e 4 estão desaparecidos

30/09/2015 19h59
Explosão em mina mata ao menos 25 e 4 estão desaparecidos
A8SE

Ao menos 25 trabalhadores morreram e outros quatro estão desaparecidos nesta terça-feira,(06) depois que uma explosão atingiu uma mina de carvão da companhia Massey Energy, na Virgínia Ocidental, em um dos piores acidentes em minas no país nas últimas décadas.

A explosão ocorreu na mina Upper Big Branch Mine em Montcoal, cerca de 48 quilômetros ao sul da capital do Estado, Charleston, que pertence a uma subsidiária da companhia Massey.

Com 25 mortes confirmadas, é a pior tragédia em minas dos EUA desde 1984, quando 27 trabalhadores morreram em um incêndio em Utah, segundo a Associação de Minas dos EUA.
Segundo Kevin Stricklin, da Administração de Segurança e Saúde em Minas dos EUA, quatro mineiros continuam desaparecidos. "É uma operação de resgate, não podemos perder a esperança", disse ele.

A mina possui duas câmaras de emergência onde ficam estocados alimentos, água e ar suficiente para sobreviver durante quatro dias. Por isso, equipes de resgate esperam que os mineiros presos no local consigam sobreviver até que posssam ser retirados do subsolo.

No entanto, 50 membros das equipes de resgate tiveram que recuar devido á concentração de gás metano e de fumaça, que tornavam os trabalhos de busca perigosos. A alta concentração de gases sugere a ocorrência de uma segunda explosão, segundo Stricklin.

Parte das vítimas pode ter morrido devido à "fumaça tóxica" expelida por explosões desse tipo, e outros podem ter inalado gases, de acordo com Stricklin.

Histórico
Ao menos três acidentes já ocorreram na mina nos últimos anos. Em 2003, um eletricista morreu eletrocutado em um acidente de trabalho no local. Dois anos antes, outro trabalhador já havia sido morto depois que parte de um telhado improvisado desabou sobre ele.

Em 1998, um mineiro morreu depois que sacos de cimento e outros materiais caíram sobre ele, segundo relato da Administração da Segurança e Saúde na Mineração.

Investigadores federais atribuíram o acidente a irregularidades na construção e segurança das minas.
A mina produziu 1,2 milhões de toneladas de carvão em 2009, de acordo com a administração.

A Massey Energy é uma companhia governamental localizada em Richmond, na Virgínia, que possui 2,2 billhões de toneladas de reservas de carvão no sul da Virgínia Ocidental, leste do Kentucky, e sudoeste da Virgínia e do Tennessee, segundo o site da companhia na internet.

Fonte: Folha

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: