Esportes

05/09/2020 às 11h04

Primeiro desafio virtual de MTB em Sergipe reúne ciclistas do Brasil e do exterior

Redação Portal A8

O desafio do Candieiro era realizado a noite no município de Tobias Barreto Foto: Mala Moviedrone
Agora falta pouco para o Desafio do Candieiro. Este ano, devido a pandemia da Covid-19, será Virtual, pelo aplicativo Strava. A prova será realizada no dia 20 de setembro, com largada às 7h e chegada às 12h, sendo que cada atleta fará um percurso escolhido por eles. Por isso a prova reúne atletas de outras regiões do Brasil e até do exterior, com atletas na China, Alemanha e França, por exemplo.

O idealizador do desafio Joedson Andrade, mais conhecido como Mala Moviedrone revela que viu a necessidade de fazer o evento de forma virtual, para não deixar a tradição acabar. As categorias foram divididas por distâncias de 20km, 50km, 100km e 150Km, além da PNE e para ciclistas da Speed, com uma distância de 150km.

Para validar a participação, os ciclistas deverão fazer três fotos, uma no início, outra no meio e no término do percurso, outra exigência é que todos devem atingir pelo menos 300 metros de altimetria.

Destaque

Foto: Divulgação
A prova se destaca por ser o primeiro desafio virtual do Nordeste, em que os participantes ganham o kit com camisa e medalha, ao fazer a inscrição. Além disso, os primeiros 15 colocados de cada categoria ganharão troféu.

Entre os ciclistas, participam da competição profissionais e amadores, o objetivo do idealizador é fomentar ainda mais o ciclismo em Sergipe. Um dos atletas amadores, é Nilton de Ribeira do Pombal, no estado da Bahia, ele não acreditava que teria a capacidade de competir, mas em um dos treinos, aos observar pelo Strava, percebeu que pode sim, se destacar na prova.

Todos os atletas receberão medalha e camisa Foto: Divulgação

Mala percebeu ainda que na prova virtual, cada uma faz no seu tempo e espaço onde tem maior conhecimento, o que deixa o ciclista com maior desenvoltura e sem a pressão psicológica de uma prova presencial.

Próximo ano

Para esta edição as inscrições estão encerradas. Mas para quem ama a adrenalina da prova presencial, no próximo ano, o idealizador garante que ela será realizada no período noturno, como sempre foi, mas com a boa adesão dessa edição do Desafio Virtual, ela também deverá acontecer.