Vanderlei Cordeiro de Lima: “O Pan mudou a minha vida”

Em 1999, Vanderlei Cordeiro de Lima já era um competidor com resultados relevantes, caso do título da Maratona de Tóquio 1996 e do vice-campeonato na Meia Maratona de Berlim de 1994, mas faltava um reconhecimento maior para ele. Tudo, porém, mudou graças as Jogos Pan-Americanos de 1999, quando o maratonista conquistou a medalha de ouro.
Vanderlei cruzou a linha de chegada do Pan de 1999 fazendo o "aviãozinho", comemoração que marcou a sua carreira (Divulgação: R7)
Onze anos depois, o agora aposentado Vanderlei, lembrou aquele momento especial vivido na cidade canadense de Winnipeg:- Era o meu primeiro Pan e mudou a minha vida, pois o Pan dá muita visibilidade para o atleta em seu próprio país. E foi o que aconteceu comigo. Sinto uma saudade imensa.
Por Pan e Olimpíada, Fabiana Murer abdica do bi no Mundial Indoor
A partir daquele primeiro lugar, a carreira de Vanderlei Cordeiro embalou. No ano seguinte, ele fez em Sidney a sua segunda participação olímpica. Em 2003, conquistou o bi no Pan-Americano em Santo Domingo. Na Olimpíada de Atenas, em 2004, o auge: medalha de bronze na maratona, em prova na qual ficou mundialmente conhecido por ter sido atrapalhado por um padre irlandês quando liderava a prova.
Mesmo garantindo não ter nenhuma mágoa do ocorrido, Vanderlei virou um símbolo do esporte brasileiro. Tanto que nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, ele foi o escolhido para carregar a bandeira brasileira na cerimônia de abertura:
- Estar diante das maiores autoridades do nosso país, fazendo a abertura de uma festa é muito gratificante. Foi também uma forma de reconhecimento, realmente uma oportunidade que só o esporte pode proporcionar. Todos esses momentos eu vivi intensamente com muita alegria e satisfação.
Afastado das competições desde 2008, Vanderlei mantém vínculo com os patrocinadores, para os quais trabalha em eventos e projetos sociais. O último deles é a categoria de base de seu antigo clube, a BM&F Bovespa, que promove a iniciação e a formação de crianças entre seis e 18 anos em Paraisópolis (São Paulo), Campinas, São Caetano do Sul e São José do Rio Preto.
Saiba tudo sobre Esportes Olímpicos
- Eu me sinto realizado de todas as formas. Tudo o que almejei na minha carreira profissional, eu alcancei. Então, por que não proporcionar isso também para essas crianças?
Por conta da "correria", como o próprio Vanderlei define, ele verá o Pan do México apenas pela televisão.
- Ficarei torcendo para que o atletismo possa mais uma vez se sobressair.
A Record transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres-2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet. A emissora também detém os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de 2011 (Guadalajara) e 2015 (Toronto), e da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.
Fonte: R7
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Tiradentes Innovation promoveu uma discussão sobre o futuro da educação no Brasil

Direto de Brasília 11/07/25

Cresce número de mulheres que são mães solos e cuidam dos filhos sozinhas sem o apoio do pai

Com a temperatura mais baixa, a tendência é de que as pessoas usem mais o chuveiro elétrico

Vendas do varejo em Sergipe registraram o terceiro maior crescimento do Brasil
Mais acessadas
Homem é preso com cerca de 3 kg de cocaína em posto de gasolina em Estância
Polícia Rodoviária apreende dez cavalos soltos nas rodovias do Litoral Norte em Sergipe
Cultura Japonesa: Festival Tanabata Matsuri acontece em Aracaju neste domingo (13)
Gregório Duvivier desembarca em Aracaju com nova peça “O Céu da Língua” em setembro
Governo Federal anuncia início do ressarcimento de descontos indevidos do INSS
Mais notícias
-
5 horas, 49 minutos Governo Federal anuncia início do ressarcimento de descontos indevidos do INSS
-
1 dia, 3 horas Lula pede ‘respeito’ a Trump, anuncia comitê de emergência e diz que recorrerá à OMC
-
1 dia, 5 horas PL que proíbe uso de animais em testes de produtos é aprovado na Câmara dos Deputados