Edital de oficinas livres é prorrogado até o dia 15/11
Com o objetivo de permitir maior adesão por parte dos cidadãos aracajuanos ligados à área de audiovisual, a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), prorrogou o edital de Seleção de Oficinas Livres de Audiovisual até o dia 15 de novembro. O edital, realizado pelo Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, é um marco para as políticas públicas de Cultura na cidade, tanto por possibilitar que as aulas sejam ministradas de forma descentralizada, por contar com a criatividade dos inscritos para as proposições e, por fim, pela ação afirmativa, abrangendo cotas de raça e gênero.
De acordo com o documento, as propostas deverão contemplar atividades práticas, lúdicas e de fruição artística, especificamente do setor audiovisual, que contribuam com o avanço da autoestima e dos perfis social, econômico e artístico-cultural da população aracajuana, sendo autorizada a ampla criatividade nas propostas de oficinas.
A ideia é que os profissionais da área proponham suas próprias oficinas, utilizando sua criatividade e expertise, obedecendo as regras do edital. Essas propostas serão avaliadas por uma comissão de seleção que analisará a territorialidade (onde receberá maior pontuação a proposta de oficina cujo/a agente proponente comprove residência em áreas de menor renda per capita), mérito, viabilidade, experiência artística-pedagógica e o interesse público sociocultural.
Os membros da comissão serão coordenados pelo NPD, contando com seis membros, com no mínimo metade de mulheres cis, transgêneros ou travestis, e um autodeclarado(a) afrobrasileiro(a), seguindo a noção de cor, etnia ou raça estipulada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
São duas modalidades: Oficinas de Curta Duração, com um mês de atividades e Oficinas de Média Duração, com três meses de atividades. As aulas serão ministradas nos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEU), presentes nos bairros Olaria e 17 de Março.
Da forma como está posto, o edital busca atender a diversidade da sociedade sergipana e dos realizadores de audiovisual. Além disso, foi expandido para justamente permitir uma ampla participação. “É um modelo inédito, a primeira vez que oferecemos oficinas para além do Centro Cultural, assim como estabelecemos cotas de gênero (mulheres cis e trans) e raça. Então, decidimos aumentar o prazo para inscrição de projetos em mais um mês, até porque algumas pessoas estavam ligando com dúvidas”, explica a coordenadora do NPD, Grazielle Ferreira.
As inscrições acontecem exclusivamente pela Plataforma Mapa Cultural de Aracaju e deverá ser realizada pelo/a representante da proposta (agente proponente), podendo a autoria ser individual ou coletiva (coautoria).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país