Entretenimento

13/09/2019 às 11h16

Espaço Zé Peixe recebe Mostra Cultural da Barra dos Coqueiros neste fim de semana

Agência Sergipe de Notícias

Neste fim de semana, manifestações folclóricas como: dança, música, artes visuais, feira de artesanato e gastronomia invadem o Espaço Zé Peixe, onde acontece a Mostra “Barra dos Coqueiros é Coisa Nossa”. Em sua primeira edição, o evento é realizado em parceria entre a prefeitura da Barra dos Coqueiros e o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e Trabalho (Seit), com o objetivo de promover e valorizar a cultura sergipana, especificamente a originária da famosa Ilha de Santa Luzia.

Um dos pontos altos do evento foi o Cortejo dos Tototós, que trarão grupos folclóricos da Barra dos Coqueiros em travessia pelo Rio Sergipe, na manhã desta sexta-feira, 13, às 7h. Localizado às margens do Rio Sergipe, o antigo terminal hidroviário foi o local escolhido para abrigar o evento a partir desta sexta-feira, 13.

De acordo com o prefeito do município de Barra dos Coqueiros Airton Martins, a proposta é a promoção da cultura e turismo local. “Essa é uma mostra do acervo cultural da Barra dos Coqueiros, com o intuito de enaltecer a produção artística barrense, além de promover a cultura e o turismo da Barra dos Coqueiros em seus variados modos”, ressaltou.

Na oportunidade, os artesãos irão expor trabalhos feitos com matéria-prima originária do município, a exemplo de pulseiras, brincos e colares, feitos com sementes e coco. Além dos grupos folclóricos como o Samba de Coco, as mangabeiras, a ciranda, capoeira e outros, que irão se apresentar ao longo dos dias do evento.Outro destaque do evento será a gastronomia, com a degustação de iguarias da Barra, comidas típicas da região ribeirinha e praiana, bem como o já conhecido Restaurante Tototó.

Na programação musical, o evento traz apresentações de Doca Furtado, Jan e Beskua. E para os amantes das artes visuais, seis exposições tomarão conta do Espaço Zé Peixe, com mostras dos artistas plásticos Antônio Soares, Paulo Roberto Menezes Prudente, Manuel Antônio, Antônio Carlos Pereira Santos, Kleber Souza Leite e Maria Góis.

Segundo o produtor cultural do Espaço, Guga Viana, esta será uma oportunidade para apresentar à população de maneira gratuita e acessível, a história e cultura de um município rico em manifestações artísticas. “A mostra será uma maratona de atividades culturais, com muita arte e entretenimento. E promete ser um dos maiores eventos culturais da cidade, com três dias de programação, trazendo artistas locais e as principais manifestações culturais da cidade”, afirmou.

 


Fonte: Agência Sergipe de Notícias