Brasil

21/04/2010 às 14h15

Cadeirinha no carro para crianças passa a ser obrigatória a partir de junho

Redação Portal A8

A partir do dia 9 de junho deste ano, todas as crianças de até 7 anos e meio deverão usar as chamadas cadeirinhas no banco traseiro dos carros.

A falta do equipamento de segurança será considerada infração gravíssima e o motorista será punido com sete pontos na carteira de habilitação e pagará uma multa de R$ 191.

São três os dispositivos obrigatórios que deverão ser colocadas no banco traseiro do carro, dependendo da idade da criança: Um berço portátil porta-bebê, conhecido como bebê conforto, para crianças de até um ano; uma cadeirinha auxiliar ou uma proteção antichoque que devem ser fixados ao veículo, mediante a utilização dos cintos de segurança; ou outro equipamento apropriado instalado pelo fabricante do veículo com tal finalidade, para crianças com mais de 1 ano e até 4 anos.

Acima de 4 anos até 7 anos e meio, um dispositivo chamado de assento de elevação, que deixa a criança na altura correta para usar o cinto de segurança e ainda, a partir dos 7 anos e meio, a criança deve usar o cinto de segurança.

Fonte:R7