21 de setembro: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

21/09/2020 16h23
21 de setembro: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
value.image
Foto: Agência Brasil

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em 21 de setembro no Brasil. Esta data foi criada com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão dessas pessoas na sociedade.

 

A criação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes - MDPD, que aponta o preconceito e a falta de acesso público como dois pontos centrais a serem debatidos durante esta data. O grupo é responsável por debater e criar propostas de transformações sociais em prol das pessoas com deficiência desde 1979 no país.

 

Cristina da Silva, que é gestora em turismo e consultora em acessibilidade no município de Aracaju, relata barreiras que a Pessoa com Deficiência (PCD) vive no dia a dia, e aponta a promoção de políticas públicas como uma das soluções.

 

“Seja nas políticas internas de empresas, dos funcionários e principalmente falta de política pública por parte do governo. Tudo isso tem que estar alinhado para que tenhamos uma acessibilidade de excelência para todos e em todos os âmbitos da sociedade. Sejam em espaços de educação, transporte ou lazer”, ressaltou Cristina.

 

As Pessoas com Deficiência são motivadas a lutarem pela construção de uma sociedade inclusiva, onde lutam para viver de forma igualitária e sem preconceitos.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: