Dia do Educador Físico e a importância do profissional no isolamento social

Por Assessoria Você Vahle 01/09/2020 15h20
Dia do Educador Físico e a importância do profissional no isolamento social

Nesta terça, 1º de setembro, é comemorado o Dia do Profissional de Educação Física, responsável por promover o bem-estar e a saúde, por meio da prática de várias modalidades. Esta data foi escolhida por ser a mesma em que se comemora a regulamentação da profissão, em 1998, ano em que foram criados os Conselhos Federal e Estadual de Educação Física.

O Educador Físico tem o papel de organizar e programar os exercícios físicos, a fim de proporcionar condicionamento, disciplina e concentração, sempre respeitando os limites e características singulares de seus alunos. Devido à necessidade do isolamento social, por conta da pandemia do novo coronavírus, enfrentada mundialmente, o trabalho deste profissional tornou-se ainda mais relevante, uma vez que a prática de atividades físicas precisou ser adaptada à nova realidade. Diante desse cenário, e preocupado com a saúde e o bem-estar de seus alunos, o treinador físico e Head Coach da Treinando Online, João Henrique Gomes, vem desenvolvendo seu trabalho com seus alunos, através do método T.A.P (Treinamento Altamente Personalizado).

Ele conta mais de 400 alunos atendidos, tanto atletas como não atletas e, também, é preparador físico da Seleção Brasileira de Ginástica. Mesmo na quarentena, João manteve o atendimento remoto de seus treinos, pois, segundo ele, além de aumentar a imunidade e a expectativa de seus alunos, a prática da atividade física colabora com a saúde mental. “Desde que começou a quarentena, eu tive a oportunidade de ajudar muitos alunos que sentiram meio perdidos diante desta situação caótica que se instalou. Por causa disso, eu passei a refletir sobre o quanto a minha profissão se tornou tão importante para eles, pois a prática da atividade física se tornou mais do que uma prática, ela foi se transformando em uma válvula de escape, capaz de ajudá-los a superar as estranhezas trazidas pelo isolamento social”, explica João Henrique. No trabalho de treinamento físico à distância, o T.A.P, desenvolvido na Treinando Online, João destaca a preocupação com a individualização de procedimento, técnica e prescrição dos exercícios, direcionados a cada indivíduo, com o objetivo de otimizar o tempo e potencializar os resultados. "Conseguimos neste ano, no auge da quarentena, alcançar mais alunos de toda parte do mundo. Vinte por cento deles contraiu a Covid-19 e precisou desenvolver um programa de reabilitação à distância específico pra eles", conta o treinador físico, que aproveita a data comemorativa para parabenizar a todos os colegas de profissão. "Quero parabenizar a todos os meus colegas, que assim como eu, abraçam os desafios diários desta profissão tão relevante para a saúde física e também mental", ressalta João.

Sobre a Treinando Online Associada à procura por uma vida mais saudável e a personalização de seu atendimento, a Treinando Online conta com o auxílio da tecnologia e incentiva a prática de atividades físicas, mesmo à distância, garantindo resultados positivos a médio prazo. Por outro lado, o aumento indiscriminado da atividade física caseira, sem orientação, pode levar também ao aumento de lesões, dores e desconfortos. Desta forma, é imprescindível a procura e valorização do profissional de educação física, apto para prescrever, orientar e supervisionar a prática de exercícios físicos

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: