Carteira de Identidade: Instituto de Identificação retoma atendimento presencial de agendamentos feitos pelo site da SSP
O Instituto de Identificação Dr. Carlos Menezes (IICM) retomará o atendimento presencial nessa quarta-feira (2). O atendimento é direcionado, exclusivamente, para as pessoas que solicitaram a emissão da carteira de identidade através do portal da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e receberam as orientações para o comparecimento na sede e nos demais postos da instituição.
A nova carteira de identidade foi apresentada pelo IICM na sexta-feira, 14 de agosto. De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Jenilson Gomes, as solicitações do RG já estão sendo processadas e os solicitantes já estão recebendo as orientações para as etapas seguintes da confecção do documento.
“Após o período de migração da base de dados, que se encerrou nesta terça-feira, 1º, as nossas equipes, já com acesso ao novo sistema, estão analisando todos os cadastros e solicitações que foram feitas. Assim, o cidadão já está começando a receber, no seu e-mail, a confirmação da aprovação do cadastro e o dia que comparecerá no Instituto de Identificação para coleta biométrica”, detalhou.
Jenilson Gomes explicou também que o cidadão que não obtiver a aprovação das informações cadastradas será comunicado sobre a situação. “O cidadão que tiver o cadastro reprovado será informado sobre o motivo da não aceitação da solicitação, para que ele possa corrigir e iniciar um novo atendimento, sem ter que ir para a porta do Instituto de Identificação ou outro ponto de atendimento. Então isso dá mais dignidade e celeridade ao processo”, ressaltou.
O diretor do Instituto de Identificação reforçou a necessidade de que as pessoas não se dirijam à instituição caso não possuam atendimento agendado. A recomendação tem como objetivo evitar as aglomerações, que colocam em risco a saúde da própria população diante do risco de contágio pela Covid-19.
“Estamos com essa metodologia de trabalho porque ainda estamos em um período de pandemia. Então é fundamental que o cidadão não vá para a porta do Instituto de Identificação se ele não estiver com o agendamento em mãos. Nesse agendamento, há o número do protocolo, que é fundamental ser apresentado”, acrescentou.
Os atendimentos serão retomados, mas de forma reduzida, conforme salientou Jenilson Gomes. “O Instituto de Identificação começa atender nesta terça-feira de forma reduzida, mantendo todas as medidas de segurança sanitárias. Não teremos o atendimento totalmente presencial como era no passado. Por isso, esse canal on-line, que substitui aquela comunicação que o cidadão fazia por WhatsApp”, pontuou.
Etapas para solicitação do novo RG
O atendimento inicial para a emissão da carteira de identidade é feito pelo site www.ssp.se.gov.br . Na primeira etapa, o cidadão preenche um formulário disponível, exclusivamente, no site. Já nesse momento, é feito o envio dos documentos e da foto que será utilizada no RG. Na segunda etapa, o cadastro é analisado e o cidadão recebe a informação do dia e do horário para o atendimento presencial.
Em seguida, na terceira etapa, o cidadão comparece ao posto do Instituto de Identificação, apenas, para realizar a coleta da biometria, conforme o protocolo que será enviado por e-mail. Na quarta etapa, o IICM realiza uma pesquisa multi biométrica, produz a carteira de identidade e envia para o posto de atendimento escolhido pelo cidadão para a entrega do RG.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
128 anos da Jucese são comemorados com tempo recorde na abertura de empresas
CEC-SE faz entrega do diploma cultural Epifânio Dória a personalidades e coletivos
Hoje, aconteceu o lançamento oficial do campeonato sergipano 2026
Exposição "Fera ferida fere" está em cartaz até o dia dez de novembro
Alese abre espaço para discussão sobre os impactos da redução da vazão do rio São Francisco
Mais acessadas
Dois homens são presos por tráfico de drogas no município sergipano de Monte Alegre
Hemose realiza mais uma edição do Sabadão Solidário neste sábado (7)
Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
Pré-Caju 2025 inicia entrega de abadás e camisas do Camarote Aju no dia 13 de novembro
O Agente Secreto: filme brasileiro com muito borogodó e potência internacional
Mais notícias
-
7 horas, 32 minutos Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
-
9 horas, 20 minutos Governador sanciona lei que reajusta benefícios dos profissionais do Samu em Sergipe
-
10 horas, 29 minutos Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado