Sergipe

28/08/2020 às 14h30

Na retomada das atividades, uso de máscaras continua sendo essencial

Secom - Prefeitura de Aracaju
“A pandemia veio para mostrar que precisamos mudar nossos hábitos de higiene e saúde”. A constatação é da médica Fabrízia Tavares, infectologista da Secretaria da Saúde de Aracaju, e serve como base para esse momento de retomada de muitas atividades em
Foto: Marcelle Cristinne
Aracaju, quando há um aumento de pessoas circulando nas ruas.
 
“A retomada tem que acontecer de forma consciente, orientada, principalmente no que concerne a uma mudança de comportamento com relação à higienização e à manutenção das medidas gerais de precaução, porque tanto empregadores quanto trabalhadores devem ter em mente que o ambiente de trabalho pode ser um fomentador da transmissão do novo coronavírus”, justifica Fabrízia. 
 
Nesse contexto, a máscara é, literalmente, um escudo contra o vírus. “É crucial usar máscara durante todo o turno de trabalho, observando as condições de sujidade e umidade dessa máscara”, observa a infectologista.
 
Ou seja, se a máscara sujou ou umidificou, tem que ser trocada. “Não se deve achar que dá para usar a mesma máscara das 7h até às 18h, por exemplo”, observa. Por isso, é importante que quem passa o dia todo fora de casa, leve duas ou três máscaras para o trabalho, a fim de trocá-las periodicamente. 
 
“Todos precisam permanecer de máscara, mesmo que não haja clientes no momento ou entre os colegas. Mesmo nesse caso, também é preciso haver o distanciamento, higienização, uso de máscara e, se um não tiver fazendo, o colega deve orientar, porque isso evita a contaminação tanto no local de trabalho quanto em casa”, adverte.
 
Dessa forma, de acordo com Fabrízia, as atividades econômicas podem ser retomas paulatinamente e com segurança. “Enquanto cidadãos, empregadores ou trabalhadores, devemos ter consciência de que precisamos preservar nossa saúde e a do outro, tomando as medidas corretas e cumprindo nosso papel”, ressalta. 

Fonte: Secom - Prefeitura de Aracaju