Fiscalização: setor de alimentação em Sergipe já funciona com 50% de capacidade

Com a reabertura, na quarta-feira(19), do setor de alimentação no estado (segunda fase da retomada econômica), funcionando com 50% de capacidade, a força-tarefa do Governo do Estado deu continuidade às orientações para o enfrentamento ao coronavírus no retorno das atividades na Orla de Atalaia. Composta por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Procon Estadual e Vigilâncias Sanitárias Municipais, as atividades de fiscalização e orientação também ocorreu no período da manhã no mercado do conjunto Augusto Franco e na praça de alimentação do Shopping RioMar.De acordo com o coordenador de Vigilância Sanitária, Ávio Britto, além da vistoria do estabelecimento, a equipe dialogou com os proprietários dos restaurantes sobre o cumprimento do protocolo estabelecido, que tem como normas a serem seguidas o distanciamento de 1,5 a 2 m, a disponibilização de álcool 70%, controle da capacidade de pessoas em cada estabelecimento e o uso obrigatório das máscaras, quando não estiver consumindo.
“Hoje começou a liberação pelo Governo do Estado dos setores de alimentos (bares, restaurantes, sorveterias). A Vigilância Sanitária e os demais órgãos é uma equipe coesa que veio para conscientizar a população, os donos de bares e restaurantes como é que deve ser feito, auxiliar a abertura. Estamos fiscalizando se estão seguindo o protocolo como, por exemplo, a assepsia que está sendo feita após o cliente sair. Hoje não estamos para trabalhar na estrutura de multas, não é isso que o governo quer, na verdade o desejo é auxiliar o cidadão, e os proprietários para mostrar como se deve proceder. A partir do segundo e terceiro dia, em que eles já estarão a postos ao trabalho , toda irregularidade está passível a ser multada”, disse o coordenador.
Renata Miranda, cliente de um dos restaurantes fiscalizado destaca que o desejo da população é a retomada do setor com segurança. “Eu estou sentindo que as pessoas estavam querendo a reabertura com segurança para poder se divertir um pouco após esse tempo todo sem o setor funcionar. Também acho muito importante a fiscalização do Estado para ninguém passar dos limites, e assim cumprir as regras estabelecidas”, salientou
Proprietário de um restaurante localizado na Orla de Atalaia, Antônio Rocha relata a expectativa para o retorno das atividades e garante que todas as normas estão sendo seguidas para proporcionar segurança ao clientes."Acho fundamental essa orientação que está sendo dada, é importante que a padronização de protocolos atinja todos os setores nesse momento. Nós do segmento de bares e restaurantes temos essa preocupação da assepsia diferenciada para não haver a contaminação”, finalizou.
Mais vídeos

Semana nacional de trânsito: realização do primeiro congresso de educação para mobilidade urbana

Prêmio Pipiri 2025: homenagem para quem luta para garantir os direitos das pessoas com deficiência

Direto de Brasília 16/09/25 - Projeto da anistia

Prazo para adesão ao PODE, foi prorrogado até o dia 30 de novembro

Prefeitura de Aracaju quer redução temporária da tarifa de água para os consumidores afetados
Mais acessadas
Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Ginastas sergipanas conquistam ouro por equipes no Sul-Americano de Ginástica Rítmica
Fazenda 17 estreia com elenco polêmico e promete muita emoção
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
6 horas, 22 minutos Presidente da Alese recebe Grande Mérito da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
-
8 horas, 35 minutos Caso Lael: Investigação aponta motorista do Samu como responsável por fotos vazadas da médica
-
9 horas, 25 minutos Adolescente desaparecida é apreendida com quase 17 kg de drogas em Socorro