Hemose convoca doadores para repor estoques dos sangues O, A, B e AB positivo e negativo

Por SES 19/08/2020 17h28
Hemose convoca doadores para repor estoques dos sangues O, A, B e AB positivo e negativo

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) convoca a população sergipana para colaborar com o serviço de doação e restaurar os estoques de sangue, que nas últimas semanas reduziu 60%. O sangue coletado na unidade atende pacientes em tratamento na rede hospitalar do Estado.

 

De acordo com dados do hemocentro, nos últimos oito dias a unidade está coletando uma média diária de 40 a 50 doações. Um número insuficiente para garantir o atendimento da demanda transfusional nos hospitais. Depois de coletado o sangue passa pelo processo de análise sorológica e, é encaminhado para atender pacientes oncológicos, com dengue, pessoas com anemias crônicas e outras doenças hematológicas.

 

Além das patologias mencionadas a doação é utilizada como recurso terapêutico nos serviços de emergência, como acidentes com traumas e cirurgias eletivas. “Estamos enfrentando a pandemia do coronavírus, e temos que manter o tratamento de diversos pacientes que fazem uso do sangue e necessitam do apoio da população em condições de saúde para doar sangue e ajudar a recuperação desse público”, alerta a enfermeira e gerente de Coleta, Florita Aquino.

 

Serviço

 

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 a 69 anos, peso acima de 50 quilos. No dia anterior a doação de sangue é preciso dormir pelo menos 6 horas, e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede o procedimento. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: