Detentos são transferidos após 14 horas de tensão para liberação de reféns no presídio
A tensão durou cerca de 14h no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), localizado no bairro Santa Maria, em Aracaju. A rebelião foi encerrada por volta das 22h, quando toda a equipe envolvida a negociação com os internos e puderam atender a uma das reivindicações, que foi a transferência dos seis internos que mantiveram sete pessoas reféns na enfermaria do presídio, nesta terça-feira (11).
Durante coletiva realizada nesta quarta-feira (12), o secretário executivo da Secretaria de Justiça de Sergipe (Sejuc) e gerenciador da crise, o Coronel Reinaldo Chaves explicou toda a dinâmica do motim que acabou sendo causado pelos internos que pediam a transferência para outra unidade prisional.
As negociações foram conduzidas pelo coronel Reinaldo Chaves, secretário-executivo da Sejuc. O coronel José Moura Neto, comandante do policiamento militar da capital (CPMC), capitão Weniston Queiroz, comandante do Comando de Operações Especiais (COE), tenente-coronel S. Junior, comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), e integrantes do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) acompanharam a situação desde o início. Seis internos que cumprem penas máximas pelos crimes diversos, entre homicídios, tráfico de drogas e roubos, dois deles cumprem pena de mais de 200 anos de prisão. "A preocupação foi finalizar a ocorrência, de modo em que esteja assegurasse a integridade física dos internos e dos servidores da unidade prisional", ressaltou o gerenciador.
Eles utilizaram facas e pedaços de ferro e feriram dois dos servidores e foram socorridos pelo Samu. Com toda a situação um motim em todo o presídio foi causado, devido ao atraso na liberação da alimentação, que precisou ser feita no presídio de Areia Branca e foi entregue duas horas depois do horário previsto, isso causou revolta nos demais internos.
Após a negociação e momentos de tensão, eles liberaram os reféns e foram transferidos para o Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), em São Cristóvão, onde estão em uma ala específica que, segundo o secretário executivo, garante a integridade física dos mesmos, já que os seis internos têm problemas de convivência em todas as unidades, o que foi apurado pelo serviço de inteligência, a existência de conflito entre rivais nas unidades, por isso um local específico foi garantido na negociação.
Agora, imagens serão analisadas e um procedimento administrativo deverá ser instaurado para apurar como os detentos chegaram até a sala da enfermaria e as possíveis punições de possíveis crimes como cárcere privado, sequestro e dano ao patrimônio.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 28/10/25 - Secretária da Fazenda de Brasília
Empresários se reúnem para discutir o cenário econômico e as tendências de mercado
DNIT vai interditar a BR -235 no trecho de entrada de Aracaju
ITPS realiza programação especial no Museu da Gente Sergipana, voltada para estudantes
Câmara Municipal analisa regulamentação de uso das calçadas por estabelecimentos comerciais
Mais acessadas
Lacen/SE realiza 3ª Mostra Científica com apresentação de 20 trabalhos
Sindcomerciários de Nossa Senhora do Socorro celebra 27 anos e empossa nova diretoria
Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira (23)
Luan Reis lança CD “Ao Vivo no Rancho 1.0” voltado ao público apaixonado por cavalos
Lagum apresenta turnê “As Cores, As Curvas e As Dores do Mundo” em Aracaju
Mais notícias
-
11 horas, 10 minutos Criança de 10 anos participa da Maratona de Aracaju após fraude na inscrição
-
12 horas, 18 minutos Governo lança 320 vagas em cursos gratuitos de qualificação na área da construção civil
-
13 horas, 1 minuto Sindcomerciários de Nossa Senhora do Socorro celebra 27 anos e empossa nova diretoria