ITPS oferta à população análise gratuita de teor alcoólico em álcool líquido e em gel

Desde que o uso do álcool etílico 70 INPM (% p/p) foi estabelecido como uma das medidas de combate ao novo coronavírus, esses produtos tornaram-se essenciais na lista de compras dos consumidores. Mas, o que muitos não sabem é que é de fundamental importância a análise do teor alcoólico deste álcool (líquido ou gel),por meio de análises laboratoriais. Em Sergipe, o serviço está sendo disponibilizado gratuitamente à população por meio do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).
A diretora-presidente do ITPS, Lúcia Calumby, explica que análise do teor alcoólico é de fundamental importância porque é ela que vai confirmar se o álcool está no teor alcoólico recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil para o uso no combate ao coronavírus. “O álcool é um importante agente químico antimicrobiano com características anti-sépticas e desinfetantes. Na concentração de 70º INPM, ele tem a quantidade de água ideal para facilitar a sua entrada na membrana dos microrganismos e destruí-los. Também por não ser tão concentrado, não evapora rapidamente, tendo um tempo de contato maior e consequentemente uma ação maior."
De acordo com Lúcia Calumby, a análise do teor alcoólico foi inicialmente disponibilizada para unidades de saúde e órgãos públicos. No entanto, devido às demandas, o serviço foi aberto à toda a população. “Ofertamos o serviço no sentido de auxiliar o Governo de Sergipe nas ações de combate ao novo coronavírus. Na primeira fase, disponibilizamos para unidades de saúde, entidades filantrópicas, secretarias estaduais e municipais de Saúde, Vigilâncias Sanitárias e Procon. Mas ,com o passar do tempo, recebemos diversas demandas de pessoas físicas e decidimos disponibilizar o serviço gratuitamente a população em geral”, detalha.
A iniciativa do ITPS teve uma repercussão em todo o país e serviu de referência para outras instituições da Bahia, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Acre, Tocantins, Pernambuco, Paraná e Minas Gerais.
Solicitação
Para solicitar a análise do teor alcoólico em álcool líquido ou em gel, o cidadão deve levar uma amostra do material até o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do ITPS. “Basta levar 50 ml do produto em recipiente bem lavado ou novo com tampas rosqueáveis e registrar a solicitação fornecendo nome, telefone e e-mail para contato. O resultado é enviado em até sete dias via e-mail e o serviço é totalmente gratuito”, explica Brenda Santos, coordenadora do Laboratório de Química Orgânica do ITPS.
O ITPS está localizado na rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho, em Aracaju. Porém, o acesso ao SAC é feita pela rua Vila Cristina, na lateral do Estádio Lourival Baptista. Em caso de dúvidas sobre o serviço, o cidadão pode entrar em contato por meio do telefone (79) 3179 8087 e 8081.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
2 horas, 23 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
5 horas, 47 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
6 horas, 9 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe