Sergipe

10/08/2020 às 15h18

ITPS oferta à população análise gratuita de teor alcoólico em álcool líquido e em gel

Agência Sergipe de Notícias

Desde que o uso do álcool etílico 70 INPM (% p/p) foi estabelecido como uma das medidas de combate ao novo coronavírus, esses produtos

Foto: ITPS
tornaram-se essenciais na lista de compras dos consumidores. Mas, o que muitos não sabem é que é de fundamental importância a análise do teor alcoólico deste álcool (líquido ou gel),por meio de análises laboratoriais. Em Sergipe, o serviço está sendo disponibilizado gratuitamente à população por meio do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

A diretora-presidente do ITPS, Lúcia Calumby, explica que análise do teor alcoólico é de fundamental importância porque é ela que vai confirmar se o álcool está no teor alcoólico recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil para o uso no combate ao coronavírus. “O álcool é um importante agente químico antimicrobiano com características anti-sépticas e desinfetantes. Na concentração de 70º INPM, ele tem a quantidade de água ideal para facilitar a sua entrada na membrana dos microrganismos e destruí-los. Também por não ser tão concentrado, não evapora rapidamente, tendo um tempo de contato maior e consequentemente uma ação maior."

De acordo com Lúcia Calumby, a análise do teor alcoólico foi inicialmente disponibilizada para unidades de saúde e órgãos públicos. No entanto, devido às demandas, o serviço foi aberto à toda a população. “Ofertamos o serviço no sentido de auxiliar o Governo de Sergipe nas ações de combate ao novo coronavírus. Na primeira fase, disponibilizamos para unidades de saúde, entidades filantrópicas, secretarias estaduais e municipais de Saúde, Vigilâncias Sanitárias e Procon. Mas ,com o passar do tempo, recebemos diversas demandas de pessoas físicas e decidimos disponibilizar o serviço gratuitamente a população em geral”, detalha.

A iniciativa do ITPS teve uma repercussão em todo o país e serviu de referência para outras instituições da Bahia, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Acre, Tocantins, Pernambuco, Paraná e Minas Gerais.

Solicitação
Para solicitar a análise do teor alcoólico em álcool líquido ou em gel, o cidadão deve levar uma amostra do material até o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do ITPS. “Basta levar 50 ml do produto em recipiente bem lavado ou novo com tampas rosqueáveis e registrar a solicitação fornecendo nome, telefone e e-mail para contato. O resultado é enviado em até sete dias via e-mail e o serviço é totalmente gratuito”, explica Brenda Santos, coordenadora do Laboratório de Química Orgânica do ITPS.

O ITPS está localizado na rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho, em Aracaju. Porém, o acesso ao SAC é feita pela rua Vila Cristina, na lateral do Estádio Lourival Baptista. Em caso de dúvidas sobre o serviço, o cidadão pode entrar em contato por meio do telefone (79) 3179 8087 e 8081.

 


Fonte: Agência Sergipe de Notícias