Órgãos definem esquema de fiscalizações para retomada de atividades econômicas em Aracaju
Nesta sexta-feira (31), após o anúncio da nova fase de retomada econômica, com a reabertura gradual do comércio e demais segmentos previstos nos decretos municipal e estadual, a Prefeitura de Aracaju preparou um cronograma de fiscalizações. As ações, desenvolvidas pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), terão como foco a averiguação do cumprimento das medidas de biossegurança e orientação aos comerciantes, nos estabelecimentos autorizados a funcionar.
"Diante das novas medidas, reunimos os representantes dos órgãos operacionais da Semdec para estudo do novo decreto e alinhamento das ações ao atual cenário, conforme a flexibilização prevista. O objetivo foi traçar estratégias, com um planejamento das ações de fiscalização para a próxima semana. Manteremos o foco desse trabalho, principalmente, na verificação das medidas de biossegurança", destacou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.
De acordo com o secretário, essas medidas, já bastante difundidas, precisam ser respeitadas e mantidas com rigor. "É preciso manter o distanciamento social, higienização das mãos, a limitação de pessoas dentro dos estabelecimentos deve ser respeitada e o uso obrigatório da máscara deve fazer parte da rotina de todos que precisem sair de casa", pontuou.
"As medidas de biossegurança integram um fator fundamental nesse momento. É através delas que poderemos conter a propagação do coronavírus. Por isso, continuaremos com esse trabalho de fiscalização e orientação, dentro da capital", salientou o secretário Luís Fernando.
O plano definido nesta sexta-feira será executado a partir da próxima segunda (3) e envolve a atuação integrada da Defesa Civil, Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju).
Os órgãos operacionais da Semdec já realizam essa ação estratégica desde o mês de março. Até o momento, essa frente de trabalho já somou a vistoria a mais de 1.500 estabelecimentos, resultando em 197 interdições, 345 notificações e 794 orientações.
"Ao longo desse período, no âmbito do comércio, também atuamos ininterruptamente no atendimento às denúncias registradas pelos consumidores junto ao órgão de proteção, o Procon Aracaju. Mais de 600 registros foram devidamente apurados pelos fiscais do órgão e as providências cabíveis adotadas", acrescentou Luís Fernando.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
PL propõe instituição da gratificação por serviços educacionais para alguns parlamentares
Moradores pedem pavimentação em rua do Bairro Novo Horizonte, em Nossa Senhora do Socorro
Tribunal de Justiça emite alerta para Órgãos Públicos, Prefeituras e população em geral
Ministério Público de Sergipe realiza Encontro Estadual com foco no tema “Processo Estrutural”
Feirão reúne lojas de revenda de veículos com condições e facilidades no pagamento
Mais acessadas
Petrobras aprova proposta para construção de navios-plataforma em Sergipe
Homem é preso suspeito de atirar contra um cachorro em Poço Verde
Motorista fica ferido após colisão entre carro e caminhão em Nossa Senhora do Socorro
STF conclui julgamento que torna Eduardo Bolsonaro réu
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no comércio do país
Mais notícias
-
34 minutos Petrobras aprova proposta para construção de navios-plataforma em Sergipe
-
48 minutos Motorista fica ferido após colisão entre carro e caminhão em Nossa Senhora do Socorro
-
2 horas, 50 minutos Ferreira Costa realiza Press Day e reforça impacto da Black Friday na economia de Aracaju