Febre aftosa: SE mantém 95,08% do rebanho imunizado em primeira etapa da campanha
21/07/2020 14h08

Há 25 anos, o Estado de Sergipe vem mantendo o status de área livre da Febre Aftosa com vacinação. Neste ano de 2020, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas em decorrência da pandemia de Covid-19, o Estado conseguiu imunizar 95,08% do seu rebanho, graças ao comprometimento de criadores, técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Associações de Agricultores e gestores municipais da Agricultura. Ao final da 1ª etapa da campanha, realizada entre 1º e 30 de junho, a Emdagro contabiliza que 989 mil animais, entre bovinos e bubalinos, foram vacinados, e comemora a manutenção do percentual exigido pelo Plano Estratégico do Programa Nacional de Prevenção de Febre Aftosa.
De acordo com a Diretora de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Aparecida Andrade, o índice é motivo de comemoração porque demonstra o grau de comprometimento dos envolvidos na campanha. "Sergipe é um dos principais estados do Brasil com um índice de vacinação bastante elevado. Lembro que esse percentual vem sendo mantido, o que revela o grau de conscientização e comprometimento de gestores públicos, técnicos, entidades de classe ligadas à agropecuária e, principalmente, dos criadores", ressaltou.
Aparecida destaca que o índice se torna ainda mais expressivo considerando as muitas adversidades enfrentadas pela situação de isolamento social imposta pelo novo coronavírus. “Quando tivemos a notícia do primeiro caso da Covid-19 no Brasil, os Estados do Nordeste reivindicaram, junto ao MAPA, o adiamento da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa do mês de maio para junho. Depois, por conta da quarentena, foi solicitada a prorrogação da declaração de vacinação de 10 para o dia 17 de julho. Esse período foi muito difícil para todo mundo. Mas, graças ao esforço dos nossos técnicos nos escritórios da empresa localizados no interior e ao comprometimento do produtor em abraçar, com responsabilidade, a vacinação de seu rebanho, pudemos, novamente, manter o índice vacinal em nosso Estado”.
Ainda segundo a diretora, o Ministério da Agricultura suspendeu as medidas que permitiriam aos Estados o reconhecimento de áreas livre da Febre Aftosa sem vacinação em 2021. "Também por conta da pandemia, ficou definido, pelo MAPA, que a segunda etapa da campanha deste ano será no próximo mês de novembro, e que a vacinação será mantida em 2021, adiando a meta de tornar os Estados livres da febre aftosa sem vacinação. A suspensão da vacina dependerá, além dos bons percentuais de imunização, da realização de outras ações em parceria com os pecuaristas", explicou.
Para o presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho, a união ainda maior de todos os servidores da empresa, para alcançar esses resultados, foi um dos pontos mais valorosos da campanha deste ano. “Em um período difícil, onde a Covid-19 afasta as pessoas das ruas, atingimos um excelente percentual de vacinação. Isso se dá graças ao envolvimento das equipes das unidades Central, Estadual e Local, independente de serem ou não da área da Defesa Animal. Todos foram imprescindíveis para o sucesso da campanha”, avaliou Jefferson.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Jornal do Estado
Tiradentes Innovation promoveu uma discussão sobre o futuro da educação no Brasil

Jornal do Estado
Direto de Brasília 11/07/25

Jornal do Estado
Cresce número de mulheres que são mães solos e cuidam dos filhos sozinhas sem o apoio do pai

Jornal do Estado
Com a temperatura mais baixa, a tendência é de que as pessoas usem mais o chuveiro elétrico

Jornal do Estado
Vendas do varejo em Sergipe registraram o terceiro maior crescimento do Brasil
Mais acessadas
Operação Boiadeiro
Polícia Rodoviária apreende dez cavalos soltos nas rodovias do Litoral Norte em Sergipe
Intercâmbio Cultural
Cultura Japonesa: Festival Tanabata Matsuri acontece em Aracaju neste domingo (13)
Agenda Cultural
Gregório Duvivier desembarca em Aracaju com nova peça “O Céu da Língua” em setembro
Michael Jackson
Tributo ao Rei do Pop retorna a Aracaju com novo show no Teatro Tobias Barreto
Saúde