Hospital de Camapanha: SMS glosou pagamento e abriu processo administrativo contra empresa
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) vem acompanhando o processo de contratação para montagem e instalação do Hospital de Campanha (HCamp) Cleovansóstenes Pereira Aguiar por meio do Processo TC nº. 002972/2020, no qual recomendou à SMS que fosse promovida a individualização da proposta de preço das estruturas da unidade (como containers, toldos, cobertura, leitos, postos de enfermagem, salas de equipamentos, de reunião, de administração, laboratório, copa), assim como fosse apresentado o projeto para instalação de ar-condicionado com anotação de responsabilidade técnica e um plano de manutenção e operação.
Diante das exigências, a SMS já demonstrou que realiza fiscalização diária, com registro fotográfico, e que qualquer pagamento só seria realizado após a devida comprovação efetiva da realização do serviço. Além disso, juntou aos autos do processo um termo de apostilamento (um adendo) ao contrato, apresentando a proposta de preço devidamente individualizada, fazendo-se cumprir, desta forma, as exigências do órgão de controle.
A SMS acionou a empresa responsável para que apresentasse o projeto, fato que não ocorreu. Diante desta situação, a Secretaria decidiu glosar o pagamento total da nota referente ao serviço de climatização e determinou a abertura de processo administrativo para apuração da infração cometida pela empresa contratada.
Para a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, o Tribunal de Contas do Estado desempenha papel importante de fiscalização e controle no HCamp. “Reafirmamos nosso compromisso com o bem público e com a prestação de assistência à saúde da população aracajuana. Em nenhum momento, nos opomos a apresentar documentações ou esclarecimentos. O TCE faz constantes fiscalizações no Hospital de Campanha, com emissão de recomendações, acatadas pela gestão municipal”.
O processo de fiscalização pelo TCE acontece por meio do Ministério Público de Contas que realiza as recomendações à SMS, conforme já foi apontado pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), Luis Alberto Meneses. Para ele, a situação deve ser analisada de forma correta. "É importante a gente analisar com ponderação, não atuar no calor das ações", disse.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
A capital sergipana está recebendo o trigésimo terceiro Congresso Brasileiro de Microbiologia
Sergipe está sendo cenário de gravações de um filme longa metragem
5ª etapa do campeonato sergipano de kart foi realizado na orla de Atalaia durante o fim de semana
Direto de Brasília 21/10/25
Nesta segunda-feira, o centro de hemodinâmica do HUSE realizou o procedimento de número mil
Mais acessadas
PND 2025: gabarito das questões objetivas será divulgado terça-feira, 28
Bolsonaro tem até esta segunda para recorrer de condenação no STF
Inscrições para vagas remanescentes do Fies começam nesta quinta-feira (23)
Luan Reis lança CD “Ao Vivo no Rancho 1.0” voltado ao público apaixonado por cavalos
Edição do "Sabadão Solidário" do Hemose foca em repor estoques de sangue
Mais notícias
-
12 horas, 34 minutos Prefeitura de São Cristóvão firma parceria para construção de cemitério vertical
-
15 horas, 8 minutos Vídeo: Confusão é registrada durante transferência de ambulantes no Centro de Aracaju
-
16 horas, 41 minutos Morre aos 68 anos a advogada Aída Mascarenhas Campos, referência na defesa dos direitos humanos