Inverno chega com temperaturas mais baixas, chuvas mais amenas e dias mais curtos

O solstício de inverno iniciou no último sábado, 20, em todo o Hemisfério Sul. Em Sergipe, a estação será marcada pela redução de temperaturas em todos os oito territórios sergipanos. Estudos realizados pelo Governo do Estado junto ao Departamento de Meteorologia da Superintendência Especial dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma), mostram que aspectos como a redução de insolação, declínio do sol para o Hemisfério Norte e mudança de ventos frios para Sul e Sudeste influenciam na diminuição das temperaturas em todos os municípios.
De acordo com o meteorologista da Serhma, Overland Amaral, os sergipanos devem esperar pela hibernação climática comum durante a estação de inverno. “As previsões para todos os territórios sergipanos constituem-se de temperaturas mais sensíveis que concentram-se no Território Agreste e no Alto Sertão. Nessas localidades, a elevação de altitude interfere na queda da temperatura através da circulação de massas e ventos frios que predominarão no interior do estado", explica.
Um exemplo é o município de Riachão do Dantas, mais especificamente o povoado de Palmares, local em que já foram registrados em torno de 13ºC e 14ºC. Durante o inverno, a altitude pode chegar acima de 400 m, legitimando-a como a região mais fria de Sergipe. O fenômeno também é comum nos municípios de Carira e Nossa Senhora da Glória.
O meteorologista Overland Amaral chama a atenção para outros fatores que também definem a chegada da estação. “Além da presença de chuvas finas, nuvens estratiformes (compostas por uma série de camadas) e as baixas temperaturas, outro sinal que deve ser observado é a passagem forte e veloz de ventos vindo do Sul e Sudeste sobre o mar. Eles atingirão a costa litorânea, provocando ressacas e grandes ondas. No entanto, nas regiões urbanas as chuvas serão mais amenas", esclarece.
Segundo dados do Departamento de Meteorologista da Serhma, a partir do primeiro dia do inverno, os dias ficam mais curtos, com apenas 9,5 horas em comparação aos vividos na primavera, outono e verão. Essa é uma das razões em que o sol entra em período de solstício, no qual a estrela central do sistema solar declina para o Hemisfério Norte, ocasionando variações na iluminação entre os dias e as noites.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Obra da Casa da Mulher Brasileira recebe visita de ministros do Governo Federal

CTB estabelece 3 tipos de infrações para quem é flagrado usando o celular

Barragens de Sergipe estão controladas apesar do grande volume de chuva dos últimas semanas

Novas regras de segurança para chaves pix já estão valendo

Casos de esporotricose trazem preocupação
Mais acessadas
Galeria de Arte J. Inácio recebe exposição “Cultura Viva por entre os mundos”
Prática de Rinha de Galos é interrompida na Barra dos Coqueiros
Nadadora sergipana conquista quatro medalhas em Nordestão escolar
Fim de semana nas Rodovias Estaduais de Sergipe tem uma morte e dois feridos em acidentes
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões
Mais notícias
-
12 horas, 10 minutos Jovem de 24 anos morre por meningite em Sergipe; SES confirma terceiro óbito em 2025
-
12 horas, 54 minutos Corpo de piloto vítima de acidente aéreo em Sergipe é liberado pelo IML
-
14 horas, 15 minutos Emancipação Política: Confira horário de funcionamento dos serviços no feriado de 8 de julho em Sergipe