Secretário da Fazenda explica situação fiscal de Sergipe para deputados
O secretário de Estado da Fazenda, Marco Antonio Queiroz, apresentou na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (18), os dados referentes ao cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre de 2020, conforme o artigo 9º, parágrafo 4º da Lei de Responsabilidade Fiscal.
A receita total foi superior a R$ 3 bilhões no período de janeiro a abril deste ano, apresentando um comportamento dentro do esperado no planejamento financeiro. Tendo em vista que a crise provocada pela pandemia somente apresentou reflexos a partir do mês de abril, a arrecadação no período analisado não sofreu impacto em sua totalidade.
O déficit previdenciário se manteve relativamente alto, contudo, os reflexos da reforma previdenciária serão sentidos a partir do segundo quadrimestre.
De acordo com o secretário, os resultados primários e os resultados nominais foram positivos e todos os itens atendem o que é esperado dentro do planejamento fiscal. A dívida está dentro dos parâmetros da Secretaria do Tesouro Nacional, somando pouco mais de 66% da Receita Corrente Líquida, bem abaixo dos percentuais máximos estipulados pela STN (200%).
"Os números consolidados mostram a boa gestão fiscal implantada pelo governador Belivaldo Chagas. O governo fez o seu dever de casa em 2019 e isso se reflete desempenho fiscal desse primeiro quadrimestre. A dívida está controlada e o Estado continua atendendo as despesas de pessoal", avaliou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país