Ventos fortes: Defesa Civil segue em alerta na capital
Durante a manhã desta segunda-feira (15), a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), atendeu ocorrências relacionadas à queda de placas e letreiros, no Centro da capital. A situação ocasionada por ventos fortes, ocorridos durante a madrugada, resultou no isolamento das respectivas áreas e avaliação de risco, por parte das equipes de Defesa Civil do município.
Os casos concentrados na região central da cidade foram identificados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que acionou os demais órgãos e adotou todas as providências cabíveis, realizando, também, o recolhimento do material.
De acordo com a Defesa Civil, o fenômeno é uma influência das condições marítimas. "O mau tempo, com previsão de ressaca no mar, influencia diretamente na velocidade dos ventos que incidem na costa litorânea de Aracaju. Os maiores riscos estão associados, justamente, a essas ocorrências que temos atendido, nos últimos dias. São notados riscos de queda de árvores, queda de placas de publicidade e destelhamentos de casas", pontua o coordenador do órgão, major Sílvio Prado.
O aviso de mau tempo, emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e divulgado pela Capitania dos Portos no domingo (14), chama a atenção para as áreas marítimas e litoral nordestino. O comunicado de ressaca em vigor é válido até as 21h da quinta-feira, dia 18.
A recomendação da Defesa Civil de Aracaju é de que, havendo ventos fortes, sejam redobradas as atenções ao transitar nas vias, em locais onde há painéis de publicidade. "É aconselhável que não sejam colocados carros junto a essas estruturas, ou mesmo perto de árvores ou postes, para evitar danos materiais", alertou Sílvio Prado.
O coordenador destaca ainda alguns cuidados para quem mora em edificações altas e próximas ao litoral. "É importante observar risco de estilhaçamento de vidraças. De maneira preventiva, recomenda-se afastar camas e móveis que estejam próximo a vidraças", pontuou.
É preciso ficar atento, também, a possibilidade de destelhamentos, principalmente em locais com telhas de fibrocimento, mais conhecidas como eternit, "pois são as que mais sofrem com a incidência de ventos, por serem mais leves", indicou Prado.
Alerta por SMS
Como estratégia preventiva, para manter a população informada sobre a possibilidade de ventos fortes, nas próximas 72h, foi emitido, também, um alerta por SMS, através do serviço 40199, da Defesa Civil.
Mais de 45 mil números estão cadastrados para o recebimento das mensagens oficiais do órgão, com informações pertinentes à adoção de medidas para redução de riscos.
Em situação de emergência, é possível acionar a Defesa Civil através do número 199, que funciona 24h, em todos os dias da semana.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Direto de Brasília 12/12/25 - Entrevista com a deputada federal Yandra Moura do União Brasil
Prefeitura de Aracaju finaliza obras das avenidas Juscelino Kubitschek e Visconde de Maracajú
Secretário Especial da Assembleia Legislativa de Sergipe, Deoclécio Vieira Filho, morreu aos 90 anos
Festival seleciona projetos sustentáveis na rede estadual
Fapitec completa 20 anos ; são duas décadas o de apoio à pesquisa e à inovação tecnológica do estado
Mais acessadas
Concertos de Natal marcam o encerramento da temporada de 40 anos da Orquestra Sinfônica de Sergipe
PL Antifacção com penas que podem chegar a 120 anos é aprovado no Plenário do Senado
Serviços e comércio varejista crescem em Sergipe e registram alta acumulda, aponta IBGE
Atena Truck Show movimenta o Kartódromo Emerson Fittipaldi na grande final do kart sergipano
Homem é preso por tráfico de drogas e latrocínio no município de Estância
Mais notícias
-
9 horas, 49 minutos Sede do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe é arrombada na madrugada deste domingo (14)
-
10 horas, 16 minutos Carro invade contramão e deixa motociclista morto em rodovia de Rosário do Catete
-
10 horas, 52 minutos Colisão frontal entre caminhonete e motocicleta deixa homem morto na SE 100, na Barra dos Coqueiros