São Cristóvão altera celebrações de Corpus Christi

10/06/2020 09h26
São Cristóvão altera celebrações de Corpus Christi


Por causa da pandemia, procissão e cerimônia dos tapetes serão realizadas através de transmissão online para evitar aglomerações.

Uma das mais tradicionais festas da Igreja Católica precisou passar por adequações diante do atual cenário do avanço da Covid-19 em Sergipe. As celebrações de Corpus Christi na cidade de São Cristóvão serão realizadas no feriado desta quinta-feira (11), mas de forma remota. A confecção dos tapetes, por exemplo, vai diminuir e a procissão será transmitida pela internet.
A cerimônia anual do tapete religioso celebra a Eucaristia e costuma reunir centenas de pessoas, como turistas, artistas, estudantes e moradores do município sergipano, nas ruas do centro histórico que ficam cobertas de maravalhas, sal grosso e café - produtos utilizados para sua confecção. Porém, devido à pandemia, essa não será a realidade deste ano.
Como alternativa para manter viva a tradição secular, serão construídos pequenos tapetes em frente às cinco igrejas que integram o circuito original da festa religiosa. A medida de redução segue a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), no que diz respeito ao distanciamento social do grupo pequeno de organizadores e artistas responsáveis pela produção a fim de evitar aglomerações.
Segundo a organizadora do evento, Vânia Fontes, em entrevista à TV Atalaia, o grupo será composto com uma média de 5 pessoas. “Acho que dá pra colocar na rua um símbolo do que o tapete representa para a nossa cidade”, reitera. Já a missa tradicional, que acontecerá durante o dia de Corpus Christi, será ministrada sem a presença do público, apenas com a transmissão online às 9h, no canal do Youtube da Paróquia do município. 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: