OMS: transmissão de covid-19 a partir de assintomáticos é “muito rara”
A infectologista e chefe do departamento de doenças emergentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, afirmou nesta segunda-feira (8) durante a conferência de imprensa diária sobre o novo coronavírus que a propagação de covid-19 a partir de pacientes assintomáticos é “muito rara.”
Segundo a médica, os dados levantados até agora mostram que pessoas que não apresentam os sintomas da doença possuem pouco potencial infectológico para contaminar indivíduos saudáveis. De acordo com a especialista, deve haver esforços dos governos para identificar e isolar pessoas que apresentam sintomas.
“Nós sabemos que existem pessoas que podem ser genuinamente assintomáticas e ter o PCR (teste realizado para detectar a presença do vírus no organismo) positivo. Esses indivíduos precisam ser analisados cuidadosamente para entender a transmissão. Há países que estão fazendo uma análise detalhada desses indivíduos, e eles não estão achando transmissão secundária. É muito rara,”, afirmou a médica ao ser questionada por jornalistas.
Ainda segundo Kerkhove, é necessário traçar todos os contatos que pessoas que desenvolveram a doença tiveram com outros indivíduos. A infectologista afirmou ainda que é necessário realizar mais estudos para chegar a uma “resposta verdadeira” sobre todas as formas de transmissão do novo coronavírus.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
confira os destaques do quadro ‘de olho no condomínio’ nesta terça-feira (17)
Smtt realiza alterações temporárias em linhas do transporte coletivo e bloqueios em vias do centro
A esquadrilha da fumaça é uma das atrações do aniversário de 171 anos de Aracaju
Confira os destaques do quadro ‘direto de brasília’ nesta segunda-feira (16)
O governo do estado vai entregar as cartas de subvenção do Programa casa Sergipana
Mais acessadas
Projeto “Mulheres de Mar" abre inscrições para oficinas gratuitas sobre ervas medicinais em Aracaju
10 municípios com decretos de seca ou estiagem em vigência recebem Caravana da Água
Operação contra tráfico de armas cumpre mandados em Aracaju e Itaporanga d’Ajuda
Obra em viaduto altera trânsito em importantes avenidas de Aracaju
INSS suspende novos consignados do C6 Consig por cobrança indevida
Mais notícias
-
2 horas, 5 minutos 10 municípios com decretos de seca ou estiagem em vigência recebem Caravana da Água
-
3 horas, 15 minutos Obra em viaduto altera trânsito em importantes avenidas de Aracaju
-
3 horas, 26 minutos Câmara aprova projeto que facilita divisão de municípios para resolver disputas territoriais