Bispo emérito de Propriá dom Mário morre aos 78 anos

Por Com informações da Arquidiocese 04/06/2020 09h12
Bispo emérito de Propriá dom Mário morre aos 78 anos

O bispo emérito da diocese de Propriá-SE dom Mário Rino Sivieri faleceu nesta quarta-feira (03). Dom Mário tinha 78 anos e estava internado há 7 dias no Hospital São Lucas, em Aracaju, para tratamento de erisipela em uma das pernas. Na terça-feira (02), o quadro se agravou e ele foi transferido para uma Unidade de Tratamento Intensivo. Veio a óbito por volta das 16h30.

A missa de corpo presente acontece nesta quinta-feira (4), na Catedral de Propriá, onde dom Mário será sepultado. Por conta das restrições impostas pela pandemia, a participação do clero e dos fiéis foi controlada. 

Dom Mario Rino Sivieri nasceu no dia 15 de Abril de 1942, em Castelmassa (Itália), tinha 78 anos de idade. Era filho de Osvaldo Sivieri e Natalina Mazzetto. Foi ordenado presbítero no dia 03 de julho de 1966 pelo Papa Paulo VI. Chegou em missão a Lagarto, diocese de Estância, em 15 de maio de 1968, onde atuou durante 29 anos. Neste período esteve à frente Campanha Nacional de Escolas Comunitárias (CNEC), ajudou na fundação da Fazenda Esperança presente hoje em várias partes do Brasil e no mundo.

No dia 18 de março de 1997 foi nomeado o 3º Bispo Diocesano de Propriá e foi ordenado no dia 25 de maio, tomou posse na Catedral de Propriá no dia 15 de junho seguinte. Assumiu como lema episcopal OMNIUM SERVUS (Servo de todos). Continuou sua missão junto à juventude envolvida com drogas e sempre solidários às lutas camponesas, quilombolas e indígenas.

No dia 12 dezembro de 2016 foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Aracaju e recebeu a Medalha de Direitos Humanos, “Dom José Vicente Távora” em reconhecimento pela sua dedicação a serviço da vida dos mais pobres, principalmente da juventude. Ele, humildemente, sempre reconheceu que as homenagens recebidas tinham sempre caráter coletivo, porque sempre esteve acompanhado de outras pessoas nas atividades.

 A celebração da Santa Missa está sendo transmitida pelas redes sociais da Catedral Diocesana e o sepultamento logo após na mesma catedral.

Acompanhe ao vivo do canal do Youtube da Paróquia Catedral Santo Antônio:

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: