Deputado sugere lockdown imediato em Sergipe por uma semana
O deputado estadual Francisco Gualberto (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, disse nesta quarta-feira (3), durante sessão remota, que o Governo do Estado deveria adotar imediatamente o lockdown em Sergipe. O objetivo, segundo o deputado, é tentar diminuir a curva de crescimento no número de casos confirmados do covid-19, assim como deter o crescimento de mortes. O lockdown,que é uma espécie de isolamento social mais rígido, duraria pelo menos uma semana, de acordo com a proposta de Gualberto.
“Amanhã (quinta-feira), o governador Belivaldo Chagas fará uma reunião com representantes dos setores produtivos do Estado para discutir a questão da quarentena. Pedi ao presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo, que participará da reunião, para levar a minha proposta”, informou Francisco Gualberto. Nesta terça-feira (2), o Comitê Científico do Consórcio Nordeste para a covid-19 divulgou um documento recomendando, pela primeira vez, a implementação do lockdown em Aracaju. Até a noite de ontem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) havia confirmado que Sergipe tinha 7.555 pessoas infectadas e 172 óbitos.
“Minha proposta é discutir a possibilidade de lockdown. Nesse momento precisamos tomar atitudes mais duras. Após isso, se discute a questão da reabertura do comércio. Até porque sabemos que o governo do Estado está abrindo mais UTI’s nos hospitais em várias regiões, mas do que adianta abrir 30 leitos de UTI e a pandemia preencher isso em três dias, casos a quarentena seja flexibilizada agora?”, questiona o deputado Gualberto, lembrando que há pelo menos cerca de 2 mil testes aguardando resultado em Sergipe.
De acordo com o documento do Comitê Científico, existem ao menos duas preocupações em relação a Sergipe. A primeira é que Aracaju deveria se valer de um plano de isolamento social rígido para controlar a escalada de casos e óbitos e evitar a sobrecarga do sistema de saúde, o que significa justamente a proposta de lockdown. “Como a cidade já cruzou o limiar de 80% dos leitos de UTI ocupados, este Comitê recomenda a implementação do isolamento social rígido o mais rapidamente possível”, diz o documento dos cientistas.
O Comitê Científico também demonstra preocupação com o espalhamento da epidemia pelo interior sergipano. “Localidades como Itabaiana, São Cristóvão, Nossa Senhora da Glória e Nossa Senhora do Socorro apresentaram aumentos de casos acelerado e devem ser monitoradas com grande atenção. A cidade de Lagarto também deve ser considerada como um Município a ser monitorado diariamente”, afirmam os cientistas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Sergipanas conquistam títulos inéditos em campeonato de ginástica rítmica
Governo do estado empossa cinco novos procuradores do último concurso público
Confira os destaques do futebol show sergipano nesta terça-feira (16)
Dicas para montar e arrumar a mesa para o natal
Deso concluiu ontem a manutenção corretiva emergencial realizada na rede adutora no município de Nossa Senhora do Socorro
Mais acessadas
Cine de Rua Infantil de Sergipe chega à 3° edição e desembarca pela primeira vez em Laranjeiras
Cerca de 20kg de cocaína avaliados em R$500 mil são apreendidos em Aracaju
[VÍDEO] Cavalo usado para puxar carroça é resgatado de situação de maus tratos em Aracaju
Deso conclui manutenção em adutora e retoma abastecimento de água em Nossa Senhora do Socorro
Memorial de Sergipe sedia exposição “Nanquim”, dos artistas Jorge Luiz Barros e Fábio Sampaio
Mais notícias
-
1 hora, 44 minutos Deso conclui manutenção em adutora e retoma abastecimento de água em Nossa Senhora do Socorro
-
2 horas, 15 minutos Abastecimento entra em recuperação após parada operacional da Iguá Sergipe
-
15 horas, 58 minutos ITPS orienta consumidores sobre compra segura de artigos natalinos em Sergipe