Sergipe

02/06/2020 às 15h22

Sergipe recebe 20 aparelhos de ventilação mecânica

SES

O Governo do Estado recebeu na manhã desta terça-feira (2), o reforço de 20 aparelhos de ventilação mecânica enviados pelo Governo

Foto: Ascom/SES
Federal.  A chegada dos respiradores possibilita ampliar ainda mais a abertura de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da rede hospitalar de Sergipe em função do enfretamento da pandemia causada pelo novo coronavírus.

“Mostrei para o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a nossa preocupação e nossa dificuldade em ampliar a quantidade de UTIs por conta da aquisição dos respiradores. Ele nos prometeu 40. Fiquei contente ontem, enquanto falava com a imprensa, recebi a informação que tinha acabado de chegar em Salvador 20 respiradores vindos do Governo Federal. Pelas informações que temos, é que devem chegar mais 20 na próxima semana”, explicou o governador Belivaldo Chagas.

Os 20 novos respiradores serão instalados, a título de empréstimo, através de termo de cessão de uso, em unidades privadas e filantrópicas, para assistência a pacientes graves pela covid-19. Serão destinados dez para Hospital Amparo de Maria, em Estância, seis para o Hospital São José, em Aracaju, e quatro para o Hospital de Campanha construído pelo município de Aracaju.

Belivaldo destacou a necessidade de auxiliar a rede hospitalar do município de Aracaju devido ao número crescente de contaminados na capital. “Estamos fazendo uma parceria porque a gente está trabalhando para cuidar das pessoas. Estamos repassando esses respiradores para que eles possam ter mais salas de estabilização no hospital de campanha. Nós cedemos 8 respiradores anteriormente”, pontuou o governador.

A secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, comemorou e informou a possibilidade de continuar a ampliação da rede hospitalar. “Isso é muito bom e devemos entregar à sociedade sergipana, no decorrer de 10 dias, mais 20 leitos de UTI. Nós evoluímos consideravelmente, apesar da abertura de leitos ser a nossa dificuldade. É um problema crônico em todo o país. Mas, hoje, nós avançamos. Na nossa rede, temos 123 leitos, só leitos SUS. Vamos continuar ampliando ainda essa semana. É uma projeção, que se conseguirmos, vamos para 254 leitos, isso é um avanço considerável”, analisou.

Até o momento, o Governo Federal enviou para Sergipe 35 ventiladores mecânicos de transporte que serão usados nas unidades que possuem sala de Estabilização. Somados a 15 ventiladores fixos que foram instalados no Hospital e Clinica Renascença, como instrumentos cedidos através de termos contratuais.


Fonte: SES