Sergipe

01/06/2020 às 09h19

Após chegar a 80% de ocupação dos leitos de UTI da rede pública, Sergipe anuncia 36 novos leitos

Com informações da SES/SE
Na última semana, famílias lutaram por leito de UTI em Aracaju e não conseguiram, o Portal A8SE registrou o drama de pai e filha que ficaram durante quase 12 horas dentro de uma ambulância do SAMU, até encontrarem um leito no município de Estância, no sul de Sergipe. Nesta segunda-feira (01), o Governo do Estado anunciou a ampliação do número de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19. Sergipe inicia a semana com 36 novos leitos de UTI: 6 já em operação, desde o último sábado, no Hospital da Polícia Militar (HPM), 15 de UTI na Clínica e Hospital Renascença, 10 leitos no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto, e outros 5 novos leitos de UTI específicos para vítimas da doença no Hospital do Coração.

No Hospital da Polícia Militar os seis leitos de UTI já estão em operação. A unidade hospitalar foi estruturada pelo governo do Estado para receber leitos exclusivos para a Covid. Foram realizadas melhorias estruturais na parte elétrica, hidráulica, estrutura física, rede de gás medicinal, rede de oxigênio, ar comprimido, vácuo. Também foram feitas manutenções corretivas em equipamentos.

Nesta segunda-feira (01), o Hospital do Coração, a partir de assinatura de contrato com a governo do Estado, passa a ofertar a população 5 novos leitos de UTI para assistência a sergipanos diagnosticados com coronavírus. Novos leitos de UTI também serão abertos na Clínica e Hospital Renascença. A abertura de 15 novos leitos foi possível após a chegada de novos aparelhos respiradores enviados pelo Governo Federal.

Já na região centro sul do estado, o Hospital Nossa Senhora da Conceição , em Lagarto, passa a ofertar 10 novos leitos de UTI exclusivos para o coronavírus.
 
Expectativa
 
Ainda segundo o Governo, a expectativa é que ainda nos próximos dias sejam disponibilizados mais 6 novos leitos de UTI no Hospital São José, 10 leitos no Hospital Amparo de Maria, em Estância, e mais 8 leitos no Hospital Jessé, também em Estância.

Com os 36 novos leitos, Sergipe passa a ter 198 UTIs exclusivas para vítimas do coronavírus. A expectativa é atingir 222 leitos até o dia 15 de junho.

Fonte: Com informações da SES/SE