Maio Amarelo: SES orienta a população sobre acidentes causados no trânsito
O Maio Amarelo é o mês decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a população em relação ao grande número de incidentes causados no trânsito. Esta campanha acontece desde 2011 e tem como objetivo, além de chamar a atenção, orientar os motoristas aos cuidados e as regras que devem ser seguidas no trânsito, com a finalidade de diminuir e evitar o alto índice de incidentes e mortalidades.
A campanha deste ano tem como tema ‘Perceba o risco, proteja a vida’. A mensagem enfatiza o cuidado e responsabilidade que o motorista deve ter tanto com a sua vida como com a do outro. No atual momento de pandemia, onde, apesar de existir o isolamento social, ainda há a circulação de veículos, principalmente de ambulâncias e motolâncias com grande frequência. Para evitar incidentes, o gerente do Núcleo de Educação Permanente do Serviço da SES, Ronei Barbosa, destaca as medidas que devem ser adotadas como meio de proteção no trânsito.
“É importante que a população entenda que apesar do novo Coronavírus (Covid19) estar assolando a população mundialmente, os incidentes de trânsito continuam acontecendo, por isso, os cuidados precisam ser mantidos. Os motoristas precisam continuar com toda atenção, seguir as regras de trânsito, respeitar o limite de velocidade, não associar bebida alcoólica a direção, não utilizar o celular enquanto estiver dirigindo, utilizar os dispositivos de segurança, como a cadeirinha e o cinto. Neste momento de pandemia, friso a importância de dar passagem às ambulâncias, além de atentar-se ao novo acessório de segurança pessoal contra a disseminação do coronavírus, a utilização das máscaras” ressalta Ronei Barbosa.
Durante o atual período de pandemia, fazendo uma comparação com o mesmo período no ano de 2019, houve um redução mais de 50% no número de mortes causadas por acidentes de trânsito. A partir de março e abril de 2019, quando não existia o isolamento social, a SES contabilizou 61 mortes. Já nesse mesmo período em 2020 até 26 de abril, considerando o isolamento social, 28 pessoas morreram no trânsito.
A referência técnica de Vigilância e Prevenção de Violência e Acidentes da SES, Karla Anacleto, explica a redução. “Em decorrência do período de isolamento social houve uma redução nas frotas de veículos consequentemente houve uma melhoria no fluxo do trânsito, permitindo que agentes de trânsito e demais parceiros da saúde pudessem se empenhar em outras atividades como: ações de conscientização, monitoramento do transporte público e fiscalizações”, disse Karla Anacleto.
Campanhas
A campanha realizada anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), em alusão ao Maio Amarelo, devido ao momento atual de isolamento social, precisou ser adequada. A SES realizará a campanha por meio das transmissões ao vivo e disseminação de conteúdo digital, visando alcançar o maior número de públicos e mobilizar a sociedade e órgãos competentes para essa causa. Além disso também estão sendo realizados informes epidemiológicos, com intuito de informar e sensibilizar a população acerca dos dados de mortes no trânsito.
Durante todo ano, a SES por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realiza o projeto ‘Amigo do Samu’. Este existe desde 2015, atuando através de blitz educativas, com a finalidade de manter um contato direto com os condutores e conscientiza-los em relação às leis de trânsito.
Mais vídeos
Direto de Brasília 31/10/25 - entrevista com o deputado federal pelo PP, Tiago de Joaldo
Segunda etapa do circuito de corridas TV Atalaia 2025, “te amo Aracaju”, acontece neste sábado
Mais de 200 velejadores participam de regata em Sergipe
Na cultura mexicana, o dia de finados é diferente e chama a atenção de sergipanos que estão no país
Dia de finados; milhares de sergipanos vão aos cemitérios para homenagear os entes queridos
Mais acessadas
Jornalista Fredson Navarro lança livro 'O Vagalume' e estreia como escritor
Flamengo é finalista da Libertadores e tem a chance de conquistar tetracampeonato
Apostas para a Mega da Virada começam neste sábado (1°)
Acácia Lelis é empossada presidente do IBDFAM Sergipe durante congresso nacional
Polícia investiga casos de abuso sexual virtual contra crianças em Socorro e Aracaju
Mais notícias
-
15 horas, 4 minutos Flanelinha provoca grave acidente envolvendo 11 veículos no centro de Aracaju
-
18 horas, 45 minutos Influencer sergipana perde Bolsa Família após exibir carro e iPhone 17: “Denunciaram e me tiraram”
-
20 horas, 27 minutos Obra biográfica e ficcional do artista sergipano Véio é lançada no Museu da Gente Sergipana