Equipes da Prefeitura de Aracaju seguem em alerta para chuvas nas próximas 24h

Por Agência Aracaju de Notícias 22/05/2020 08h49
Equipes da Prefeitura de Aracaju seguem em alerta para chuvas nas próximas 24h

Com previsão para novas precipitações, nas próximas 24h, a Prefeitura de Aracaju reforça a atenção às áreas mais vulneráveis da cidade e, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu novo alerta através do serviço SMS - 40199, da Defesa Civil.

A medida preventiva está baseada no aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê a possibilidade de chuvas entre 50mm e 100mm, com risco para alagamentos, deslizamento de encostas e transbordamento de rios.

A Prefeitura de Aracaju atua continuamente para prevenir e minimizar transtornos provocados pelo grande volume de chuvas, na capital. O acumulado, que já supera o esperado para todo o mês de maio, de 241mm, chegou a 271 milímetros nesta quinta-feira, 21.

Aliada a ação multidisciplinar dos diversos órgãos municipais, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), reforça o monitoramento de áreas de risco. "Além de toda a atenção e assistência concedida aos moradores do Largo da Aparecida, afetado pelo transbordamento do rio Poxim, nossas equipes de Defesa Civil mantêm a vigilância para as demais áreas vulneráveis. Também estamos de prontidão para o atendimento de chamados registrados através do serviço emergencial 199", pontua o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, somente nas últimas 72h o volume de chuva registrado pelos pluviômetros, em Aracaju, atingiu 127.8 mm. "Desde a segunda-feira, 18, recebemos 31 chamados através do serviço emergencial do órgão. Todas as demandas foram prontamente atendidas e procedemos a avaliação técnica de risco, para adoção das medidas necessárias a cada situação", explica o coordenador.

Caso seja observada situação de anormalidade, como inclinação de postes e árvores, movimentação de massa em áreas de encostas, vulnerabilidade nas estruturas das residências, inundação ou outras situações de emergência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil, pelo serviço emergencial 199, que funciona 24h, em todos os dias da semana.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: